Dia Especial apresenta URT de feijão com expectativa de colher 1,200 kg

Publicado em 18/08/2017 14:23 e atualizado em 18/08/2017 15:13

Foi realizado a última quarta-feira (16), no município de Rosário Oeste (ao Norte de Cuiabá), o Dia Especial de Rotação de Culturas Irrigadas com a apresentação do cultivo de maxixe no sistema tutorado em rede agrícola, abóbora e a implantação de uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) com o cultivo de feijoeiro comum. O técnico agropecuário da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Jair Lemos de Almeida, ressaltou que o objetivo foi mostrar aos participantes alternativas para viabilizar a pequena propriedade.

Mais de 60 agricultores dos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Nobres, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande e Cuiabá participaram do Dia Especial, na comunidade Figueira, no Sítio Aguaçu, na área do produtor rural, Antônio João do Prado. Os participantes percorreram quatro Unidades Didáticas. A primeira unidade é destacada pelo técnico Jair sobre o trabalho realizado numa área de 40 hectares, dividida em 10 hectares para a agricultura, 20 para pastagem e 10 hectares de Área de Preservação Permanente (APP).

Conforme Jair, a rotação de culturas foi uma alternativa para produção agrícola diversificada, alternando espécies vegetais na mesma área. Esta técnica agrícola de conservação visa diminuir a exaustão do solo. Ele explica que isso é feito trocando as culturas a cada novo plantio de forma que as necessidades de adubação sejam diferentes a cada ciclo, alternando espécies vegetais numa mesma área agrícola.

Para explicar sobre a implantação da URT, na segunda unidade, o pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida, enfatizou que o trabalho de integração da pesquisa e assistência técnica possibilitou a implantação de três cultivares de feijoeiro do grupo Carioca, a BRS Estilo, BRS FC 402 e BRS MG Madrepérola, numa área de cinco mil metros quadrados. Com irrigação realizada duas vezes por semana a expectativa é colher 1.200 quilos de feijão. Esta unidade contou com a participação dos extensionistas Tarcísio Wunsch Júnior e Anderson Bays.

O diretor de Ater da Empaer, Rogério Monteiro Costa e Silva, falou que o papel da empresa é divulgar aos produtores rurais o pacote tecnológico com os devidos resultados para garantir a subsistência, lucro e renda da família rural.  Lembrou que a empresa vai disponibilizar 600 mudas de banana isentas de pragas e doenças produzidas no laboratório da Empaer. As mudas serão disponibilizadas para os produtores de Rosário Oeste para fomentar a cadeia produtiva da banana. “A empresa é o braço forte do Estado e o governador Pedro Taques está investindo recursos do Fethab na agricultura familiar”, enfatizou.

 

 

Fonte: Empaer/MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região arrozeira central no Rio Grande do Sul é a mais afetada pela enchente, aponta vice-presidente da Federarroz
Irga informa que o acompanhamento da evolução da safra será retomado paralelamente ao retorno da colheita
Ibrafe: Colheita avança no Paraná
ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro