Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho tem curso em Ponta Grossa

Publicado em 18/08/2017 15:51

Ponta Grossa sediou no início deste mês um treinamento para atualização em tecnologias de produção de feijão e milho, evento que reuniu 89 técnicos e pesquisadores do IAPAR, Emater, Embrapa, Syngenta e prefeituras da região Centro-Sul do Paraná. 

O curso integra o cronograma de atividades do Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho. O encontro foi realizado com o objetivo de planejar para a na safra 2017-2018, as ações de instalação e acompanhamento de unidades demonstrativas (UDs) e assistência técnica aos agricultores familiares assistidos no projeto. 

O treinamento envolveu conteúdos de manejo do solo e de fertilidade, mercado de grãos e aspectos de fitotécnicos das culturas, melhoramento, inoculação e coinoculação de sementes, manejo de pragas, doenças e plantas invasoras, e agricultura de precisão para produtores familiares. Também foram discutidas recomendações e orientações de acompanhamento e relatos do trabalho.

As áreas acompanhadas têm o apoio de produtores colaboradores, articulados pelos técnicos treinados, que instalarão os campos de feijão e milho. As áreas instaladas são unidades usadas para atividades de difusão de tecnologias e visam à capacitação dos agricultores para o melhor rendimento da produção e, com isso, a melhoria da renda familiar. As ações desenvolvidas também orientam para o uso de boas práticas, para a produção de alimentos seguros, cuidados com o ambiente e segurança no trabalho.

Nesta safra serão instaladas 86 unidades demonstrativas de feijão e 77 de milho, envolvendo 49 municípios e 58 técnicos responsáveis pelo acompanhamento.

O Projeto Centro-Sul de Feijão e Milho é desenvolvido no Estado do Paraná e tem a parceria do IAPAR, Emater, Syngenta, Embrapa e Instituto Agronômico de Campinas.

Helio Augusto de Magalhães (75373-000) 
Embrapa Arroz e feijão 
helio.magalhaes@embrapa.br 
Telefone: 6235332108

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.