Importância da produtividade de feijão sobre lâminas de irrigação e coberturas de solo

Publicado em 18/09/2017 15:55

Atualmente o Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de feijão (Phaseolus vulgaris L.), produzindo aproximadamente três milhões de toneladas por ano, com consumo médio na ordem de 17,5 kg habitante-1 ano-1 (SILVA et al., 2011). A agricultura familiar é responsável por mais de 67% da produção no país, que ainda é feita com baixo uso de tecnologia, o que tem causado a baixa produtividade média nacional.

A cultura do feijão possui ampla adaptação edafoclimática, podendo ser cultivada durante todo o ano, em quase todos os estados brasileiros, pois não apresenta sensibilidade ao fotoperíodo, desde que não ocorram limitações de temperatura e umidade.

Com o objetivo de elevar os níveis de produtividade do feijoeiro, novas tecnologias vêm sendo utilizadas, dentre elas o sistema de semeadura direta (SSD), que diminui a evapotranspiração e aumenta a capacidade de retenção de água no solo e, associada à irrigação por aspersão, possibilita a produção do feijão na entressafra, com menor custo de produção, maior qualidade e produtividade.

O feijoeiro tem sido uma das culturas mais cultivadas na entressafra em sistemas irrigados no Cerrado. Binotti et al. (2007) destacam que utilizando o SSD, sementes de boa qualidade e irrigação no feijoeiro de inverno, pode-se alcançar índices de produtividade bem acima da média nacional, que em lavouras irrigadas no período do inverno são da ordem de 2,40 Mg ha-1, tendo potencial para valores superiores a 4,00 Mg ha-1. 

A escolha de espécies vegetais a serem utilizadas para produção de fitomassa no SSD no Cerrado depende da adaptação destas às condições de clima e solo da região, pois estas devem desenvolver-se bem em condições de pH elevado, solos de baixa a media fertilidade e ter sistemas radiculares capazes de explorar camadas mais profundas do solo, para que possam ter elevada produtividade de fitomassa, pois as condições edafoclimáticas que ocorrem nestas regiões favorecem a decomposição acelerada dos resíduos culturais depositados sobre a superfície do solo. 

No Cerrado, a produção de fitomassa no inverno tem sido inferior, quando comparadas aquela obtidas no verão. Contudo, braquiária, milheto, crotalária, feijão de porco e pousio (vegetação espontânea) são coberturas vegetais que tem se adaptado bem ao clima e solo desta região, produzindo resíduos vegetais em quantidade e qualidade adequada para proteger a superfície do solo. O cultivo do feijoeiro no Cerrado tem sido influenciado pela aplicação de água e fertilizantes de forma eficiente. Miranda et al. (2000), em Planaltina-DF, avaliaram três doses de adubação fosfatada (250, 500 e 1000 kg ha-1 de P2O5) e duas laminas médias de água consideradas como ideal (426 mm) e restrita (338 mm), respectivamente, aplicadas ao longo do ciclo da cultura do feijão no período seco. 

Leia o artigo na íntegra no link

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UFU

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário