Plantio de feijão está suspenso no DF desde ontem

Publicado em 21/09/2017 08:18 e atualizado em 21/09/2017 08:58

A partir desta quarta-feira (20) produtores rurais do Distrito Federal estão proibidos de plantar e cultivar feijão. O vazio sanitário da leguminosa, como é chamado este período, é uma determinação do governo do DF e pretende prevenir a incidência da mosca-branca, vetor do vírus causador do mosaico dourado. A doença atinge a planta, danifica os grãos e causa deformidades nas folhas.

O impedimento do plantio dura um mês e vale até 20 de outubro. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, esse período é “suficiente para a quebra do ciclo reprodutivo da mosca-branca (nome científico Bemisia tabaci)”.

O produtor rural que descumprir a determinação da lei e mantiver plantações de feijão em regiões do DF está sujeito a multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil, além de ser obrigado a eliminar todo o cultivo. A punição está prevista em uma lei distrital em vigor desde 2012. Em 2016, quatro propriedades foram autuadas por descumprir a determinação.

Leia a notícia na íntegra no site do G1 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário