Bacteriose é uma doença comum no feijoeiro

Publicado em 23/11/2017 11:44

Bacteriose: São três as bactérias responsáveis pela transmissão dessa doença: Xanthomonas axonopodis pv. phaseoli, Xanthomonas fuscas var. fuscans e Xanthomonas sp, esta última que é uma nova espécie, encontrada pela primeira vez na África. Essas três espécies possuem sintomas semelhantes, de forma que o manejo não se altera para o produtor, mas para os pesquisadores e melhoradores, é importante a atenção redobrada na hora de realizar o melhoramento genético.

Definida por um crestamento bacteriano com lesões pardas circundadas por uma mancha amarelada, essa doença pode causar perdas de até 100% nas lavouras. Seu desenvolvimento favorável está na temperatura entre 25ºC a 32ºC, com alta umidade e chuvas frequentes. Pode ser transmitida por meio de sementes, restos de cultura, leguminosas e plantas daninhas. Caso a doença se prolongue, ela também pode apresentar danos para as vagens.

Por: e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Não falta grão, falta fazê-lo chegar”: logística global acende alerta e expõe fragilidade no abastecimento dos grãos
Plantio do arroz chega a 15,5% e mais que dobra ritmo de 2025; chuvas interrompem avanço no RS
Chuva chegou tarde demais para ajudar nas safras de verão da UE, diz Mars
Feijão/Cepea: Feijão-preto lidera altas; carioca também se valoriza
Com oferta menor do que a demanda, preços do feijão sobem e se consolidam na faixa dos R$ 300, patamar recorde para setembro
SindArroz-SC aponta prioridades para o próximo governo e defende previsibilidade e redução de custos na cadeia produtiva de arroz