Condições climáticas devem influenciar na produtividade das lavouras do Sudoeste do PR

Publicado em 24/11/2017 16:21

O longo período de seca nos meses de agosto e setembro e, excesso de chuva no mês de outubro e frio na primavera influenciarão na produtividade nas lavouras de grãos nos 15 municípios do Sudoeste do Paraná vinculados ao Núcleo Regional da Agricultura e Abastecimento(SEAB) de Pato Branco.Conforme o engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural(DERAL),Josemar Banach Fonseca, apesar das circunstâncias desfavoráveis, os produtores conseguiram plantar suas lavouras no cronograma preestabelecido.


O mesmo fator já afetou lavouras de feijão, sendo que muitos produtores erradicaram os cultivos pois perceberam que não iam se desenvolver. “Vamos ter uma produtividade muito baixa de feijão na região”, avaliou o agrônomo.Para a cultura da soja, que ampliou sua área de 296 mil para 320 mil hectares, a quebra será na produtividade. A projeção de 153 sacas por alqueire no ano passado cairá para 130 sacas  na atual safra.Explicou que isso decorre das baixas temperaturas ainda vigentes na região, que estão atrasando o ciclo de desenvolvimento da planta e, sua frutificação, poderá ser atingida pelos efeitos do La Ninã, mais adiante.

Leia mais no site RBJ

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
RBJ Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário