Sementes da cultivar de feijão carioca BRS FC402 já estão disponíveis ao produtor

Publicado em 20/12/2017 13:59

Os agricultores que irão plantar a safra da seca, em fevereiro, ou se preparar para a semeadura da safra de inverno, a partir de abril/maio, contam com a cultivar de feijão carioca BRS FC402, desenvolvida pela Embrapa.

A BRS FC402 tem como destaque a resistência à maioria das raças de antracnose e à murcha de fusário, dois entre os principais fungos que atacam a cultura, e vem se somar a outras medidas de controle, tais como o uso de sementes de boa qualidade e a rotação de culturas, para o combate a ambas as doenças.

A BRS FC402 possui estabilidade de produção em diferentes condições de cultivo e alto potencial produtivo, pode alcançar até 4,5 mil quilos por hectare em ambientes favoráveis. O manejo desta cultivar deve ser semelhante ao feijão Pérola, com uma população de 180.000 plantas por hectare. A cultivar apresenta também grãos comerciais que se aproximam da aparência do Pérola, considerado padrão de qualidade pelo mercado. Além disso, tem como característica a uniformidade de grãos, com alto rendimento de peneira, ou seja, é um produto valorizado pela indústria. A expectativa é que este material se torne uma excelente opção para a rotação de cultivares, principalmente em substituição ao Pérola, um dos mais plantados atualmente.

Adicionalmente, a variedade tem ainda ciclo normal, cerca de 90 dias, e arquitetura de planta semi-ereta, o que favorece tanto a colheita manual e semimecanizada, quanto o processo mecanizado indireto, caracterizado pela utilização de equipamentos como o ceifador e a recolhedora-trilhadora, em operações distintas.

A variedade é adaptada às principais regiões produtoras. Foi registrada para cultivo na época da seca em Mato Grosso do Sul e nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul; na safra da seca e de inverno em Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal; e para a época de inverno nos estados da Bahia, Mato Grosso e Tocantins.

Para ter saber onde adquirir sementes acesse o site da Embrapa aqui. 

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país