Cultivos de feijão no estado de Sinaloa, México, foram afetados pelo mofo branco

Publicado em 26/12/2017 15:14

Embora o desenvolvimento vegetativo das plantas de feijão esteja em bom estado, alguns cultivos no estado de Sinaloa, no México, foram afetados pelo mofo branco na última semana, uma enfermidade fúngica que coloca a produção em risco, como sinalizou Wilfrido Casal González, presidente do Sistema Producto Frijol.

O líder disse que as zonas de Guasave, Ahome e Évora são os principais pontos de atenção para o problema. Contudo, os cultivos que contam com a presença da enfermidade não representam uma grande porcentagem, embora as condições climáticas possam colaborar para a proliferação caso não sejam realizados os cuidados necessários.

Casal González também assegurou que os produtores estão preparados para este tipo de eventualidade. "O produtor está preparado para isso, fazendo as aplicações dos produtos necessários, de forma que essas vêm aumentando e está sendo possível controlar esse fungo. Mais para a zona central, no vale de Évora, o problema se apresenta em menor escala", disse.

As condições climáticas, que vão desde intensos ventos frios, tempo nublado, neblinas e chuvas esporádicas, são situações que podem complicar o panorama, favorecendo o desenvolvimento e a propagação da doença.

Atualmente, cerca de 80 a 100 hectares apresentam esse problema.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Debate.com.mx

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz/Cepea: Fortes chuvas no RS preocupam produtores
Feijão/Cepea: Cepea e CNA começam a levantar informações sobre a cadeia produtiva do feijão
Ibrafe: Continua complicada a colheita no Paraná
Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista