PR: governo prorroga semeadura do milho e feijão 2ª safra

Publicado em 07/02/2018 08:42
De acordo com a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), o aumento da janela de plantio atende quase 350 municípios

O Ministério da Agricultura prorrogou nesta terça-feira, dia 6, o plantio de milho e feijão segunda safra no Paraná. De acordo com a Federação da Agricultura do Estado (Faep), a medida, que foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), traz a retificação das portarias que estabelecem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) das culturas.

A solicitação da entidade surgiu a partir da demanda dos agricultores, que não iriam conseguir semear o milho e o feijão no período recomendado em função do prolongamento do ciclo da soja. O atraso na oleaginosa ocorreu em função das condições climáticas adversas em praticamente todas as regiões do estado. 

De acordo com a decisão, a semeadura das duas culturas foi prorrogada até 20 de fevereiro em algumas regiões. A portaria atendeu totalmente o pedido para o feijão 2ª safra. No entanto, para o milho safrinha o Ministério atendeu parcialmente, estendendo a janela de plantio apenas para os municípios com vencimento do prazo até 10 de fevereiro. Para os com possibilidade de semeadura após a data não houve alteração, permanecendo os prazos anteriores.

Caso confirme a impossibilidade de semeadura do milho safrinha para estes municípios com janela posterior a 10 de fevereiro, a federação irá reforçar o pedido antes do vencimento do prazo.

Confira as retificações das portarias no site do Catve

Fonte: Catve

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.