Câmara Setorial do Feijão articula apoio para o desenvolvimento de pulses no Brasil

Publicado em 20/06/2018 15:57

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão realizou no dia 19 de junho a 39ª Reunião Ordinária, em Brasília (DF), na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A pauta do encontro abrangeu o relato de atividades do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses e a atuação coletiva da cadeia produtiva do feijão frente às demandas de mercado. Houve ainda a apresentação da Confederação Global dos Pulses (GPC, sigla em inglês), com sede nos Emirados Árabes Unidos, e ligada a membros da cadeia produtiva em mais de 20 países, inclusive o Brasil, que discorreu sobre como a entidade pode apoiar o desenvolvimento de pulses no Brasil.

Na ocasião, estiveram presentes o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão, Roberto Carsalade Queiroga; o Secretário Executivo do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses, Egon Schaden Júnior; o presidente do Instituto Brasileiro do Feijão e dos Pulses, Marcelo Lüders; a secretária executiva da Associação Brasileira da Indústria do Arroz, Andressa Silva; o vice-presidente da Associação Brasileira de Feijão, João Carlos C. Alves; e o chefe geral da Embrapa Arroz e Feijão, Alcido Elenor Wander.   

Na 39ª Reunião, a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Priscila Zaczuck Bassinello, foi nomeada Embaixatriz do Feijão. Ela atua nas áreas de Ciência de Alimentos, Bioquímica e Qualidade de Grãos, com ênfase em qualidade culinária, nutricional, funcional e sensorial de feijão, arroz e seus subprodutos.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão é ligada ao MAPA e se constitui em fórum de discussão entre diversos elos da cadeia produtiva, reunindo entidades representativas de produtores, empresários e outros parceiros do setor, além de representantes de órgãos públicos e de técnicos governamentais.

No dia de hoje (20 de junho), o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, lançou o Plano Nacional para o Desenvolvimento da Cadeira Produtiva do Feijão e Pulses. A iniciativa foi desenvolvida em conjunto com entidades do setor produtivo e busca incentivar a produção, o mercado e o consumo de feijão e de pulses, categoria que inclui leguminosas como lentilha, ervilha e grão-de-bico.

Ao centro, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, no lançamento do Plano Nacional de Feijão e Pulses

 

Fonte: Embrapa Arroz e Feijão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro
Federarroz monitora situação das chuvas em lavouras arrozeiras gaúchas
CNA debate área plantada de soja e milho no Brasil
Ibrafe: Preços já estão 40% abaixo do praticado no ano passado.