Feijão: Compradores desonestos causam prejuízos, diz Ibrafe

Publicado em 26/09/2019 15:30

Infelizmente esta semana tem revelado o que de pior há na índole de alguns compradores. Entre comprar e receber o produto no Nordeste, principalmente, despendem vários dias e, durante esta semana, muitas cargas chegaram naquela região.

Como o mercado estava mais frio, aconteceram divergências que causam forte prejuízo aos corretores e operadores que fornecem Feijão-carioca, principalmente.

Alegam os compradores que a cor não é a combinada ou o tamanho do grão não está certo ou a umidade é inadequada, o Feijão está muito seco ou muito úmido.

A desonestidade aflora nestes momentos. Antídoto para isso existe. Registrarmos contratos na BBM - Bolsa Brasileira de Mercadorias. Tem baixo custo, um custo simbólico, mas garante através de árbitros que as cláusulas de um contrato sejam cumpridas. 

Ontem voltaram a acontecer negócios em bom volume, desde R$ 165 no Mato Grosso e, em Minas Gerais e em Goiás, os valores oscilaram entre R$ 175/180.

Assim, vai ficando bem evidente que o estoque atual não está todo disponível para a venda.

A disposição de venda surge, desde que os preços estejam condizentes com as expectativas dos produtores e também alinhada com fatores como o espaço de tempo até a próxima safra, que é bastante grande.

Fonte: IBRAFE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto