Pesquisas da Embrapa aumentam produtividade do grão-de-bico nacional

Publicado em 06/11/2019 17:24

Segunda maior leguminosa cultivada e consumida no mundo todo, o grão-de-bico é uma espécie rústica que não exige muita água e, por isso, pode ser cultivada em regiões mais semiáridas e em épocas com menos chuvas. Além disso, apresenta um custo menor de produção e é uma cultura de baixo risco no que diz respeito a ataque de pragas. Todas essas vantagens em relação a outras leguminosas como soja e feijão, têm atraído mais produtores a cultivarem o grão-de-bico.

Em entrevista ao programa Conexão Ciência, o pesquisador e chefe-geral da Embrapa Hortaliças Warley Nascimento falou sobre as principais características e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do grão-de-bico. Além das características agronômicas mencionadas, a leguminosa é bastante versátil, o que tem atraído cada vez mais consumidores, já que ele pode ser consumido fresco, seco e como pasta. “É possível encontrar produtos no mercado feitos, por exemplo, a partir da farinha de grão-de-bico, como macarrão e pizza, em substituição à farinha de trigo. É uma opção também para os celíacos”, ressaltou o pesquisador.

O grão-de-bico é uma excelente fonte de proteína, o que segundo Warley é uma alternativa também para quem não come ou quer diminuir o consumo de carne. Além disso, tem bastante fibra, o que confere saciedade. Possui ainda um aminoácido chamado triptofano que produz a serotonina, um neurotransmissor importante nos processos bioquímicos do sono e do humor. Por essa razão, segundo o pesquisador, a leguminosa também é conhecida como o grão da “felicidade”.

De olho nessa demanda crescente, a Embrapa tem investido cada vez mais em programas de melhoramento genético para disponibilizar para o agronegócio variedades mais tolerantes e mais adaptadas às condições tropicais do Brasil, que estão sendo cultivas em diferentes partes do país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Embrapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário