BRS FC402: cultivar de Feijão Carioca da Embrapa inova com resistência a doenças

Publicado em 28/09/2020 10:30

Um lançamento recente da Embrapa está movimentando a rede de produtores de feijão carioca no país, na preparação para a safra de verão. Trata-se da BRS FC402, cultivar de ciclo normal (entre 85 e 94 dias da emergência à maturação), que se destaca pela excelente produtividade, resistência inédita a doenças e alta qualidade de grãos. Os trabalhos foram desenvolvidos pela equipe de melhoramento de feijão da Embrapa Arroz e Feijão, com grande expectativa de que substitua junto aos produtores a Pérola, lançada no mercado em 1996, outra excelente cultivar da Empresa, que sempre teve grande aceitação e adoção.

A BRS FC402 pode contribuir de forma eficiente para a sustentabilidade da cultura do feijão-comum no agronegócio brasileiro. Ela se destaca, em relação às suas antecessoras, por maior produtividade de grãos, apresentando potencial médio de 4.500kg/ha, e resistência à antracnose e à murcha-de-fusário, dois dos principais problemas que atacam essa lavoura. Sua excelente sanidade e versatilidade permitem adoção em diversos ambientes e condições, sendo indicada para todas as regiões produtoras. O maior impacto deve ocorrer, principalmente, no cultivo de inverno, sob pivô central, e em áreas antigas e de uso intenso, devido à sua resistência à murcha-de-fusário. Na época “das águas”, é indicada para regiões com altitude elevada e em todo o Centro-Sul do Brasil, em virtude de sua resistência à antracnose.

Com relação às características de qualidade de grãos, a cultivar BRS FC402 possui alto valor nutricional, com teores de ferro 4,5% acima da Pérola e 19% da BRS Estilo; e 7% de zinco acima das duas testemunhas. Os grãos têm coloração uniforme e clara, com estrias também claras, características desejadas pela indústria e consumidores, apresentando-se de alto valor comercial. A cultivar possui arquitetura semiereta, com tolerância intermediária ao acamamento, podendo ser utilizada para colheita mecânica, inclusive direta.

Segundo Pedro Henrique Sarmento, especialista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, um ponto que se destaca nessa cultivar é a sua capacidade de se manter com plantas uniformes, saudáveis e produtivas, mesmo em ambientes que, para outras, sejam suscetíveis a doenças de solo e comprometimentos diversos. “Geralmente, locais onde se produz o feijão são menos equilibrados, em relação a biologia do solo, são pivôs antigos, até, às vezes, com manejos inadequados. Fomos a uma área no município de Acreúna, em Goiás, em que o produtor plantou, lado a lado, o BRS 402 e outra cultivar em lançamento. Vimos esta outra bastante comprometida por doenças de solo, como a murcha-de-fusário e nematoides, enquanto a 402 estava intacta e se desenvolvendo dentro das expectativas”, afirma Pedro Sarmento. 

Ainda segundo o analista da Embrapa, existem atualmente no mercado cultivares que tem características agronômicas muito boas, como produtividade, resistência a doenças, ciclo, arquitetura, e qualidade de grão. Isso faz com que os produtores possam rotacionar e testar aquelas que mais se adequem a sua realidade. 

A equipe de pesquisadores do Melhoramento Genético de Feijão da Embrapa Arroz e Feijão, vinha trabalhando nas duas década passadas, em busca de um material que superasse a Pérola e o Estilo. O uso de boas sementes na lavoura é determinante para a obtenção de bons resultados, em especial, no combate a doenças diversas, para as quais a pesquisa encontrou solução.  Na Embrapa, os trabalhos do programa de melhoramento de feijão-comum buscaram, ao longo do tempo, associar características desejáveis presentes em cultivares distintas, como resistência a doenças, baixa perda na colheita mecanizada, precocidade, maior potencial produtivo e estabilidade de produção, o que contribuiu para o aumento na produtividade da cultura, de 810 kg/ha, no ano 2000, para 1.353 kg/ha, no ano de 2013, incremento de 67%; chegando, em 2018, a 1.510 kg/ha, 11% acima da média anterior.

No entanto, um ponto continuava inviabilizando a adoção das sementes: a restrição do uso de cultivares a áreas e condições climáticas específicas, com recomendação para uma determinada região de cultivo ou época de semeadura e não para outras. Com isso, o pequeno volume demandado não gerava escala de produção que garantisse retorno econômico satisfatório para a indústria sementeira. Diante desse quadro, adotou-se na pesquisa a estratégia de seleção de linhagens que possuíssem grande adaptação, possibilitando ampla adoção, aumentando a demanda por sementes e permitindo a manutenção de sua competitividade, nas mais diferentes condições de cultivo e sistemas de produção. O resultado pode ser percebido no catálogo de cultivares de feijão-comum da Empresa, que conta com materiais propícios às mais diversas regiões produtoras do país.

A Embrapa possui parceria estabelecida com os principais programas de melhoramento de feijão-comum do Brasil e do mundo. Essas parcerias permitem que o desenvolvimento da cultura no país seja amplamente integrado, gerando vantagens técnico-científicas para todas as instituições.

VERSATILIDADE DA BRS FC402

Com base no seu desempenho, a BRS FC402 foi registrada para cultivo nas diversas regiões, da seguinte forma:

Nas épocas "DAS ÁGUAS" e "DE INVERNO"
Bahia, Mato Grosso e Tocantins;
 
Nas épocas "DAS ÁGUAS”, "DE INVERNO” e “DA SECA”
Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Distrito Federal;
 
Na época “DA SECA”
Mato Grosso do Sul;
 
Nas épocas "DAS ÁGUAS” e “DA SECA”
Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul;
 
Na época "DAS ÁGUAS”
Maranhão, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Paraíba.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto