Feijão, por Ibrafe: Acorda Conab! Já passou da hora...

Publicado em 09/04/2021 12:37

Matemática básica precisa ser exercitada de vez em quando. Discute-se muitas vezes quanto caiu ou tem caído o consumo de Feijão no Brasil, porém volto a insistir: quanto nós temos produzido per capita de Feijões? Se não produzimos mais do que 13 quilos por capita ano, como poderemos ter consumo de 17 quilos per capita? Pode ser até que esta discussão se dê em hora errada, uma vez que a questão atual é que o preço está tão alto que o consumo caiu como nunca. Mas acredito na relevância dessa discussão. Acredito porque precisamos saber qual seria o hipotético ponto de equilíbrio da produção. Acredito que seja pertinente, também, para chamar atenção de todos para que nem isso se faz com competência na área pública, que é encarregada de avaliar números e propor políticas adequadas para cada setor. Mas o grau de marginalidade que o setor sofre de alguns órgãos, como a CONAB, precisa ser denunciado até que acordem. Afinal, são eles ou não que deveriam cuidar do abastecimento? O Ministério da Saúde, este sim, surpreendentemente, tem avaliações que nos dão ideia de como anda o consumo nacional.

Fonte: Ibrafe

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano Safra pode não alcançar arrozeiros sem renegociação de dívidas
Semeadura da canola está quase concluída no Rio Grande do Sul
Preços do arroz cedem após meses de alta
Plantio do trigo está quase finalizado no Paraná e lavouras se desenvolvem bem
Calor recorde coloca em risco a safra de grãos na França
Canola tem área de cultivo duplicada no Rio Grande do Sul