Feijão caupi e arroz têm crescimento de área no CE

Publicado em 13/09/2021 15:41 e atualizado em 13/09/2021 17:13

A destinação de área para o feijão caupi ou macassar no estado do Ceará é grande, de acordo com o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última quinta-feira (9). O cultivo está pulverizado por diversas regiões, visto que só na 2ª safra da temporada 2020/21 foram pouco mais de 386 mil hectares direcionados para produção.

De modo geral, o ciclo apresentou oscilações climáticas, especialmente no parâmetro precipitação, visto que as chuvas que caíram nas áreas cultivadas ficaram abaixo do esperado em muitas dessas localidades, reduzindo a produtividade. Por isso, houve redução no volume total colhido em comparação ao ano passado, alcançando uma produção de 110,8 mil toneladas, com uma redução de cerca de 23,5%.

No caso do arroz total (irrigado e sequeiro), houve aumento de área de cerca de 26,3% no estado cearense. A produção total no estado foi de 16,8 mil toneladas, com crescimento de 109% sobre a safra anterior.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tempestades e inundações atingem áreas de milho e soja nos EUA
Pro Farmer Crop Tour 2026 começa com atenção ao excesso de umidade para soja e milho no Corn Belt
Feijão/Cepea: Vendedores firmes limitam recuo do carioca; menor oferta sustenta cotações do preto
Conab: Estimativa aponta para uma produção de 360,8 milhões de toneladas na safra 2025/26
Déficit de armazenagem de grãos cresce até 12 milhões de toneladas por ano no Brasil e acende alerta para o milho
Arroz/Cepea: Mercado interno segue firme; embarques recuam e importações avançam