Programa Semente Legal emite primeiro selo para Feijões

Publicado em 25/01/2022 13:48
Iniciativa gera rastreabilidade, credibilidade e segurança para o produtor

O programa Semente Legal – parceria entre o Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE) e a CEPTIS Agro – certificou a primeira sementeira de Feijão na última semana. A equipe da Sementes Cittolin participou de um treinamento sobre a utilização da plataforma de rastreabilidade e ativação dos selos nas suas embalagens. 


As primeiras etiquetas já adicionadas às suas sacarias permitem, a partir de agora, que o consumidor tenha a segurança e garantia nas suas sementes, atentando que se trata de um produto com origem e qualidade garantidos, por meio da transparência dos seus processos e comprovados por uma certificadora.

O proprietário da Sementes Cittolin, Airton Cittolin, acredita que como adequou os processos da empresa de acordo com as exigências do programa Semente Legal espera um crescimento significativo com a implementação do selo. 

“Não pensamos duas vezes em aderir ao programa, pois o Semente Legal veio bem ao encontro daquilo que eram nossos objetivos para a empresa, queremos que o produtor saiba como respeitamos o setor feijoeiro”, afirmou Cittolin. 

A sementeira tem apostado nos Feijões especiais e conta com uma parceria para exportação de grãos para seus clientes por meio de contratos.


A CEPTIS Agro é a empresa que fornece a tecnologia para o Semente Legal, creditada pelo Ministério da Agricultura (MAPA) para verificar a origem e qualidade. O coordenador de operações da empresa, Tiago Pilon , explica que a execução do checklist que é baseado nos protocolos estabelecidos para cada programa (neste caso para os Feijões e as Pulses) contribui ativamente para o desenvolvimento dos processos produtivos e de gestão das empresas participantes, uma vez que esse checklist se baseia em normas, procedimentos e boas práticas do setor.

Segundo ele, as evoluções observadas refletem direta e indiretamente em ganhos operacionais e em marketing de venda, uma vez que contribuem para redução e otimização de custos operacionais e melhoram substancialmente a credibilidade, um dos principais argumentos de venda junto aos produtores e revendas. 

A engenheira agrônoma do IBRAFE, Fernanda Chemim, que esteve presente no treinamento da Cittolin, afirma que a ideia, nascida do próprio setor sementeiro, é colocar a rastreabilidade, não apenas por autodeclaração, mais efetivamente certificada, não só para trazer garantia e confiabilidade para o produtor mas dar base a rastreabilidade do produtor final no pacote nas gondolas dos supermercados. Há benefícios também quanto a exportação do grão, viabilizando assim a diversificação de Feijões e construindo um mercado mais estável de produção para este setor no Brasil. 


Incentivo à pesquisa

A Ministra da Agricultura Tereza Cristina já conhece o sucesso do Semente Legal, já implementado com estrondoso sucesso nas sementes forrageiras. Os sementeiros daquele setor comemoram hoje o sucesso do programa, a EMBRAPA comemora os novos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, e os produtores comemoram a tranquilidade e produtividade que vem junto com o selo que atesta a qualidade.  

Durante a semana de treinamento em Cascavel, também foi destacada a questão da importância dos pagamentos de royalties para incentivar e patrocinar a pesquisa e desenvolvimento de novas cultivares para que a produção da cultura não estagne frente às outras culturas. Combater a pirataria, abrirá oportunidades de investimento para cooperativas associações de produtores e empresas privadas em geral em pesquisa e melhoramento. Foi enfatizada também a necessidade e possibilidade de dar nome e sobrenome aos Feijões nas notas fiscais, algo que hoje não acontece, bem como da diversificação dos
Feijões.

“Parabenizamos a Sementes Cittolin por ser a pioneira neste ‘novo modo de produzir’ e por pensar de forma coletiva na cadeia onde todos ganham”, finalizou A engenheira agrônoma. O IBRAFE informou que há uma lista de sementeiras que estão em faze final de adequação técnica e que em breve novas empresas serão anunciadas.

Fonte: Ibrafe

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão