Ibrafe: Alerta Laranja nas lavouras de Feijão com o excesso de chuvas

Publicado em 19/01/2023 10:16 e atualizado em 19/01/2023 15:27

Diversas cidades na Região Sul registraram, em 24 horas, maior volume de chuvas do que é normal em todo mês de janeiro. 

A faixa que abrange toda Santa Catarina, a região produtora de Feijão no Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul está sob alerta laranja, que tem o seguinte teor: “INMET publica aviso iniciando em 18/01/2023 09h35. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”

Ontem houve maior volume de negócios no campo, com negócios reportados nas lavouras de São Paulo mantendo R$ 417 para o Feijão-carioca 9 de cor. No Paraná, que está no pico da colheita, R$ 350/355, passado em secador. 

Mas a preocupação segue sendo maior neste momento no Feijão-preto. Com a colheita teoricamente atingindo 50% de tudo que está sendo colhido na primeira safra, visto que ainda haverá alguma colheita desta safra em fevereiro e março, não param de chegar más notícias. 
Ontem e antes de ontem o volume de chuvas em diversas lavouras ultrapassou 100 milímetros e em algumas com granizo.

Fonte: Ibrafe

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Feijão/Cepea: Preços do carioca reagem no fim de abril
Regulador de crescimento promete mais produtividade e controle no manejo da soja e feijão
Do excedente à tensão: oferta mundial de arroz ameaçada pela guerra do Irã e pelo El Niño
Colheitas de arroz e feijão entram na reta final pelo Brasil
Feijão carioca dispara e mantém mercado aquecido mesmo com avanço da segunda safra
Feijão/Cepea: Carioca se mantém em alta com oferta restrita e demanda firme