Emater-MG entrega sementes de feijão para agricultores do Leste de Minas

Publicado em 09/03/2023 10:06 e atualizado em 09/03/2023 10:47
Ação vai beneficiar mais de 2 mil famílias de agricultores

 A unidade regional da Emater-MG em Governador Valadares iniciou, em fevereiro, a distribuição de sementes de feijão. A ação vai beneficiar mais de 2 mil famílias de agricultores, em 28 municípios do Leste de Minas Gerais. As sementes foram adquiridas com recursos aprovados pela bancada mineira na Câmara dos Deputados e repassados para a Empresa por meio de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A distribuição das sementes é feita em conjunto pela Emater-MG e prefeituras. Ivana Ventura Fani Fernandes, técnica do escritório da empresa em São Félix de Minas, onde 43 famílias de agricultores foram beneficiadas, diz que esta ação incentiva a produção local e promove a alimentação saudável, comercialização e desenvolvimento econômico no município. “Todos ficaram satisfeitos em receber e aproveitar o tempo para o plantio das sementes de feijão, mesmo com os desafios à frente.", comenta sobre a recepção por parte dos agricultores.

Na unidade regional de Governador Valadares, serão distribuídos sacos de feijão de 10kg para 2.186 famílias de agricultores. Espera-se que sejam plantados, aproximadamente, 360 hectares, com uma produção em torno de 290 toneladas de feijão. "Isso representa renda às famílias beneficiadas, alimento à população e faz circular dinheiro no comércio local", explica Jader Murta, coordenador técnico da regional da Emater-MG em Governador Valadares.

Segundo o agricultor, Edson José de Oliveira, morador do município de São José do Divino, as expectativas são excelentes, considerando a qualidade das sementes. “Quanto à colheita, o resultado vai depender do clima. Temos que contar com a mãe natureza”, diz o agricultor. Ele lembra, ainda, que é importante plantar de acordo com as recomendações técnicas, corrigindo e adubando o solo. “Com certeza, a produção e a produtividade trarão retorno financeiro, além de gerar renda por meio do mercado institucional”, finaliza.

Fonte: Emater-MG

NOTÍCIAS RELACIONADAS

IBRAFE é recebido por Pedro Lupion
IBGE prevê alta na produção de sorgo e tomate em Goiás
Mato Grosso se mantém como maior produtor de grãos do país em 2024
Exportações de grãos da Ucrânia via porto romeno despencam no 1º quadrimestre
Federarroz: Arrozeiros disponibilizam apoio para escoamento de cidades alagadas