Embrapa lança edital para seleção de produtores de sementes de feijão preto

Publicado em 09/01/2025 12:46

A Empresa publicou hoje, em sua página, o Edital para seleção de produtores de sementes aptos a estabelecer parceria estratégica, por meio de Acordo de Cooperação Técnica e Financeira. O trabalho conjunto visa a finalizar o desenvolvimento tecnológico e promover o lançamento no mercado de quatro cultivares de feijão-comum, do tipo preto - interessados podem acessar o documento nesse link, para obter mais informações.

Duas cultivares já foram pré-selecionadas pelo programa de melhoramento da Embrapa e outras duas serão definidas em parceria com os produtores aprovados o Edital, que terão exclusividade para explorá-las comercialmente, pelo período de 10 anos.

As perspectivas desse trabalho conjunto é de que sejam lançados materiais com grande potencial de se tornarem líderes de mercado. As cultivares e linhagens disponibilizadas possuem características agronômicas e de qualidade de grãos altamente desejadas, nos padrões atuais. Entre os principais destaques estão: alta produtividade, ampla adaptação aos diferentes sistemas de produção, resistência às principais doenças, precocidade e alta qualidade comercial e culinária de grãos.

A Embrapa acredita que essa iniciativa pioneira em feijão preto no Brasil, poderá gerar grandes oportunidades para todos os envolvidos nessa cadeia produtiva, aproximando os seus diferentes elos de forma complementar e sinérgica.

Fonte: Embrapa Arroz e Feijão

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Macroeconomia e comércio internacional do arroz pautam painéis da Abertura da Colheita
Produção de grãos é estimada em 353,4 milhões de toneladas em 2025/26 com início da colheita das culturas de primeira safra
Conab eleva previsão para safra 25/26 de soja do Brasil
Importação de arroz pelo Brasil avança na primeira semana de fevereiro; produtor segue em alerta
Preços do milho e da soja na Índia caem com abertura das portas às importações dos EUA
Arroz/Cepea: Mercado interno segue com baixa liquidez; importações avançam