Ibrafe: Feijão-preto está custando entre 20% e 30% menos que o Feijão-carioca

Publicado em 17/03/2025 10:37

A expectativa atual no setor feijoeiro é que a diminuição da oferta de Feijão-carioca, prevista para os próximos dias, impulsione o consumo de Feijão-preto. Atualmente, o Feijão-preto está custando entre 20% e 30% menos que o Feijão-carioca. Em situações anteriores, essa diferença de preço atraiu os consumidores, resultando em uma migração notável.

É possível que a combinação de três fatores — preço mais baixo em relação ao Feijão-carioca, exportação (mesmo que em pequena escala) e a possível intervenção do governo federal nas compras — evite uma queda ainda maior nos preços do Feijão-preto.

Com a chegada das chuvas neste final de semana no Sudoeste e em parte do Centro-Oeste, a atenção se volta para o que será possível plantar no sequeiro da segunda safra. Paralelamente, no Sudoeste do Paraná e no Oeste de Santa Catarina, surgem vídeos mostrando as condições precárias das lavouras.

A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) já admite uma queda de 7,3% na expectativa de produção total da terceira safra em relação aos primeiros levantamentos. Essa projeção se aproxima dos nossos números, levantados junto a produtores, sementeiros, corretores e cerealistas nas regiões produtoras, que indicam cerca de 493 mil toneladas. 

Fonte: Ibrafe

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plantio do Feijão 1ª Safra se aproxima do final no RS
Federarroz faz balanço de 2025 e projeta cenário desafiador mas otimista para 2026
Farsul divulga nota técnica sobre impactos da queda do preço do arroz na arrecadação do ICMS
Deral vê plantio recorde para 2ª safra de milho do Paraná, mantém previsão para soja
Anec eleva projeções de exportações de soja, farelo de soja e milho do Brasil em dezembro
Arroz/Cepea: Preços têm pequenas reações