Desaceleração da economia no 2º semestre deve beneficiar demanda por carne de aves

Publicado em 07/07/2020 16:10 e atualizado em 26/11/2021 14:01

LOGO nalogo

De acordo com relatório do Rabobank com balanço do mercado de carne de aves no primeiro semestre de 2020 e o que se deve esperar para o próximo, a desaceleração da economia causada pela pandemia do coronavírus deve beneficiar a demanda pela carne de aves, que é a proteína mais barata. Outro fator que deve ajudar a impulsionar a demanda é a flexibilização das medidas de restrição, com a abertura paulatina das cadeias de foodservice. 

Entretanto, desequilíbrios entre oferta e demanda, volatilidade cambial e questões de acesso podem distorcer os fluxos comerciais. A tendência de comprar de produtores locais também pode desafiar o comércio fluxos, conforme diz o relatório.

Os acordos e restrições comerciais têm o potencial para continuar agitando o comércio global fluxos. A relação comercial EUA-China, o Brexit, e uma mudança no Oriente Médio para melhorar a segurança alimentar da população são os principais fatores que podem atrapalhar o comércio global de aves.

A China, um dos principais importadores de proteína animal do mundo, pode ficar com uma demanda flutuante se medidas rigorosas de quarentena forem tomadas em mais regiões, depois que o coronavírus foi encontrado junho em vários mercados atacadistas de produtos frescos em Pequim. 

De acordo com o Rabobank, o lado positivo é que o governo chinês emitiu uma série de políticas para incentivar pequenas empresas para reduzir o desemprego, além de auxílio a vendedores ambulantes, deverão ajudar aumentar a demanda por proteínas de baixo custo, como o frango.

No caso do Brasil, após aumentar a produção de aves no começo do ano, com margens de lucro maiores, os produtores acabaram se deparando com uma queda drástica no consumo doméstico, devido ao fechamento da cadeia de foodservice durante a pendemia. Este fator, somado aos altos custos de produção, fizeram com que os avicultores reduzissem a produção. 

Com a diminuição na oferta de aves, os preços começaram a aumentar na virada de maio para junho, atingindo um certo equilíbrio entre oferta e demanda. Segundo o relatório, espera-se que a produção tenha começado a aumentar a partir da metade do terceiro trimestre, mirando a melhora na demanda no segundo semestre. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas e Rabobank

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário