Importação de minério de ferro pela China tem máxima 33 meses com forte demanda

Publicado em 14/07/2020 18:43 e atualizado em 26/11/2021 14:04

LOGO REUTERS

PEQUIM (Reuters) - As importações chinesas de minério de ferro aumentaram 17% em junho em relação ao mês anterior, atingindo o nível mais alto em 33 meses, mostraram dados alfandegários nesta terça-feira, com as compras impulsionadas pela forte demanda.

O maior produtor de aço do mundo trouxe 101,68 milhões de toneladas de minério de ferro no mês passado, ante 87,03 milhões de toneladas em maio, mostraram dados da Administração Geral das Alfândegas.

As importações também aumentaram 35% em relação a junho de 2019.

Os embarques de junho foram as maiores importações mensais desde outubro de 2017.

"Junho é o último mês do ano financeiro australiano e as mineradoras foram motivadas a enviar mais material para obter resultados financeiros decentes", disse Zhao Yu, analista da Huatai Futures, acrescentando que as siderúrgicas também estão comprando na esperança de mais demanda após o estação chuvosa.

Os embarques de minério de ferro da Austrália para a China a partir do principal centro de exportação do mundo, Port Hedland, atingiram o recorde de 46,2 milhões de toneladas em junho, segundo dados da autoridade portuária em 10 de julho.

No primeiro semestre do ano, as chegadas da matéria-prima siderúrgica na China somaram 546,9 milhões de toneladas, um aumento de 9,6% em relação a igual período de 2019, mostraram os dados.

Os dados aduaneiros também mostraram que a China embarcou 3,7 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos em junho, ante 4,4 milhões de toneladas em maio e 5,3 milhões de toneladas no ano anterior.

No primeiro semestre de 2020, as exportações de aço da China atingiram 28,7 milhões de toneladas, queda de 16,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

(Por Min Zhang e Tom Daly)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário