Quase 20 milhões de pessoas a mais sofreram com crises alimentares em 2020

Publicado em 05/05/2021 12:56 e atualizado em 26/11/2021 14:16

LOGO REUTERS

Por Maytaal Angel

LONDRES (Reuters) - Quase 20 milhões de pessoas a mais sofreram com crises alimentares no ano passado em meio a conflitos armados, a pandemia de Covid-19 e eventos climáticos extremos, e a perspectiva para este ano também é desoladora, de acordo com um relatório da Rede Global Contra Crises Alimentares.

A agência humanitária, criada em 2016 pela União Europeia e pela Organização das Nações Unidas (ONU), também alertou que a insegurança alimentar aguda continua a piorar desde 2017, o primeiro ano de seu relatório anual sobre crises alimentares.

"Precisamos fazer tudo que pudermos para encerrar este ciclo vicioso. Não existe lugar para a falta de alimento e a inanição no século 21", disse o secretário-geral da ONU, António Guterres.

Ele acrescentou que conflitos e fome precisam ser combatidos conjuntamente, já que reforçam um ao outro.

Definida como qualquer falta de alimento que ameace vidas, formas de sustento ou ambas, a insegurança alimentar aguda em níveis críticos ou pior impactou ao menos 155 milhões de pessoas no ano passado, o maior número visto nos cinco anos de existência do relatório.

O documento alertou que neste ano não se espera uma melhora da situação, atiçada primeira e principalmente por conflitos, mas que as medidas de contenção relacionadas à pandemia de Covid-19 são um fator de exacerbamento.

Duas de três pessoas afetadas por crises alimentares em 2020 são da África, embora outras partes do mundo não tenham sido poupadas – Iêmen, Afeganistão, Síria e Haiti estão entre os 10 locais mais afetados.

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário