Acrismat pede apoio de ministro para solucionar crise na suinocultura

Publicado em 29/03/2012 15:19
Na última semana, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, e o presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat), Paulo Lucion, estiveram reunidos com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, pedindo soluções para a crise que afeta a suinocultura brasileira.

No encontro, o presidente da Acrismat apresentou as demandas consideradas mais urgentes para a sobrevivência da atividade nos próximos meses. “Solicitamos que seja colocado em prática o Regulamento para Operacionalização da Venda de Contrato de Opção de Compra de Produtos Agropecuários, já que este nunca foi executado para o produto milho no estado de Mato Grosso. O intuito é oferecer outra alternativa para o produtor além do leilão, perante a aflição decorrente do mercado apertado”, afirmou.

Lucion também solicitou a inclusão da carne suína no PGPM (Programa Geral de Preços Mínimos), que compra produtos e armazena quando os preços são desfavoráveis. De acordo com ele, a definição de um preço mínimo para carcaça suína, acompanhado do correspondente preço de referência para o animal vivo, traria maior liquidez ao mercado e equidade ao esforço de recuperação do setor.

“Certamente, a disponibilidade permanente desse instrumento de Política Agrícola trará importante parâmetro de referência para orientar a comercialização de suínos, reduzindo custos e aumentando a renda dos produtores nas pequenas e grandes propriedades e a competitividade junto ao mercado externo”, observou.

Durante a audiência, o ministro Mendes Ribeiro afirmou estar ao lado dos produtores de suínos, e afirmou que vai buscar junto aos órgãos responsáveis saídas para amenizar a crise. “Vocês têm um ministro que acredita na suinocultura como um grande fortalecedor do agronegócio brasileiro. Faremos de 2012 o ano da suinocultura”, disse o ministro.

Sobre o custo de produção, Mendes Ribeiro afirmou que irá buscar instituir o preço máximo do milho, com intuito de evitar situações extremas como as apresentadas pelos presidentes das entidades estaduais presentes no encontro. O ministro afirmou ainda que irá buscar a criação da Política de Garantia de Preço Mínimo para a carne suína.

A reunião também contou com a presença de representantes das associações estaduais de suinocultores dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. Diante das reivindicações, o ministro Mendes Ribeiro Filho afirmou que tomará providências imediatas contra a crise que assola os produtores de suínos do país.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Acrismat

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário