Leite de MS apresenta melhoria na qualidade no primeiro trimestre

Publicado em 12/04/2012 07:09
A Instrução Normativa 62 – IN posta em vigor no primeiro dia do ano de 2012 já refletiu positivamente em Mato Grosso do Sul. No primeiro trimestre do ano passado 35% do leite produzido no MS estava fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, quando o estabelecido era o máximo de 750 mil bactérias por mililitro. Já no mesmo período de 2012 mesmo com o MAPA aumentando o grau de exigência, permitindo no máximo 600 mil bactérias, apenas 23% do produto do Estado se enquadrou fora dos padrões exigidos da Contagem Bacteriana Total – CBT.

Mesmo com o aumento das exigencias, Mato Grosso do Sul melhorou em 12% dentro dos padrões da CBT, e o fiscal federal agropecuário, Luiz Marcelo Martins Araújo atribui o aprimoramento ao trabalho em grupo desenvolvido pelo MAPA, sindicatos rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado – Senar/MS, devido os cursos desenvolvidos no interior e todas as técnicas de higiene repassada aos pequenos e grandes produtores.

“Algumas empresas atualmente pagam mais por um produto de maior qualidade, então além das instituições que colaboram com a qualificação dos produtores, temos percebido o incentivo monetário que os laticínios causam nos produtores de todos os portes”, afirma Martins Araújo, também palestrante do Programa Mais Leite do Senar/MS que leva instrução e atualização de dados da cadeia leiteira de MS.

O Programa Mais Leite passa pelo município de Anastácio nessa quinta-feira (12) e posteriormente estará na cidade de Aparecida do Taboado no dia oito de agosto, sendo intercalado pelo maior encontro do setor lácteo do Centro-Oeste com sede em Campo Grande nos dias 14 e 15 de maior, o 15º Encontro Técnico do Leite.

Evento - No Encontro Sul-Mato-Grossense da Qualidade do Leite, que acontece em Campo Grande, nos dias 14 e 15 de maio, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no auditório Manoel de Barros. O evento tem expectativa de receber mil participantes e será realizado com o Sindicato Rural de Campo Grande. As inscrições estão abertas e com taxas de R$ 40,00 até 16 de abril.

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social. www.senarms.org.br
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Senar MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário