Frango: Em 2011, cerca de 69,8% do volume produzido foi vendido no mercado interno

Publicado em 16/04/2012 11:48
Apesar de o Brasil liderar as exportações mundiais de carne de frango, o setor avícola segue apostando firme no mercado interno. Do volume total do prduto produzido em 2011, cerca de 69,8% foi vendido no mercado doméstico.

"Apenas 30,2% foi exportado, o que mostra o grande potencial consumidor do brasileiro, que, de uns anos para cá, recebeu um incremento em sua renda", avalia o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra.

Em volume, o consumo brasileiro per capta ficou em 47 quilos de cane de frango no ano passado, uma média de três quilos a mais que em 2010.  "A carne de frango é um alimento barato, saudável, o que atrai o interesse da população, que vê a cada dia o preço da carne bovina  subindo, se tornando mais cara e rara no mercado. E isso acontece não só no Brasil, mas na Argentina também, onde o rebanho bovino teve uma redução de 12 milhões de cabeças em 10 anos. Já na carne suína, apesar da elevação no consumo per capita para 15 quilos por habitante em média, ainda existem aqueles velhos e errados preconceitos que dificultam uma ampliação maior no
consumo", compara.

Por: Marília Pozzer
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quedas pontuais nas cotações marcam a sexta-feira (17) para o mercado do frango
Sexta-feira (17) termina com cotações, na maioria, estáveis para o mercado de suínos
Abertura de mercado para carne de aves no Lesoto
Frango/Cepea: Carne ganha competitividade frente a concorrentes
PorkExpo Brasil & Latam 2024 – A força produtiva que persegue recordes