Suinocultura de SP passa pela maior crise da história, diz associação

Publicado em 08/05/2012 07:20
O preço dos insumos vem prejudicando a suinocultura no estado de São Paulo e os produtores já falam na pior crise da história. "Eu estou há 22 anos na frente desse segmento e posso dizer sem sombra de dúvidas que esta é a maior crise que o setor passa", a afirmação é de Valdomiro Ferreira Junior, presidente da Associação Paulista dos Criadores de Suínos, ao Globo Rural.

Em dezembro, a arroba do porco chegou a R$ 60 e agora em constante queda é negociada por menos de R$ 45 na região leste de São Paulo. Esse valor não paga os altos custos que os suinocultores vêm tendo com os preços mais caros da soja e do milho, ingredientes básicos na composição da ração dos animais. 

"A atividade nos últimos cinco, seis anos está preocupante porque o suinocultor está perdendo muito, está tendo prejuízo, não tem capacidade de investir, de melhorar a granja e de fazer manutenção nas instalações", diz Pedro Tosello, produtor de Limeira com mais de 30 anos de experiência na criação de suínos. 

Alguns representantes do setor afirmam que uma das estratégias para conter os prejuízos estaria no berçário, reduzindo a produção. Em uma granja em Limeira, o objetivo é reduzir o número de matrizes de 600, em 2011, para 500 até o final de 2012. 
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril