Vendas externas de ovos de consumo quase dobraram no 1º quadrimestre de 2012

Publicado em 29/05/2012 16:19
A exportação brasileira de ovos de consumo aumentou mais de 90% em comparação aos quatro primeiros meses do ano passado, ultrapassando a casa dos 170 milhões de unidades. A informação, divulgada em levantamento efetuado pela Jox Assessoria Agropecuária junto à SECEX/MDIC, revela que este é um dos melhores resultados já registrados pelo setor em termos quadrimestrais.

De qualquer maneira, as exportações de ovos de consumo continuam a apresentar um comportamento errático. O total exportado em abril passado – 28,2 milhões de unidades – correspondeu ao menor volume dos últimos sete meses, redução de quase 50% em relação ao que foi exportado em janeiro deste ano – 55,220 milhões de unidades, o maior volume dos últimos 24 meses.
   
Em consequência, a expansão registrada em 12 meses é bastante modesta, com variação de apenas 3,3% sobre idêntico período anterior. Em relação ao que se exportou 24 meses antes (entre maio de 2009 e abril de 2010 os embarques de ovos ultrapassaram os 500 milhões de unidades), o resultado atual é negativo, apresentando redução de 41,5%.

Com informações do Avisite e Jox Assessoria Agropecuária
Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Paraná avança na cadeia do ovo, de olho nos mercados interno e externo
Prorrogado por mais 180 dias estado de emergência zoossanitária por gripe aviária
SC bate recorde no Valor da Produção Agropecuária em 2023, com destaque para a produção animal
Preços mistos, mas na maioria estáveis, marcam o mercado do frango nesta segunda-feira (6)
Suínos: preços sobem nesta segunda-feira (6) na maioria das praças