Leite: Produção nacional deve crescer 4%

Publicado em 11/06/2012 10:55 e atualizado em 11/06/2012 12:29
Apesar do aumento dos custos de produção e da queda da rentabilidade da indústria de lácteos do país, o setor de leite longa vida (UHT) deve crescer entre 3% e 4% neste ano, de acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Leite Longa Vida (ABLV). Se a previsão da entidade se confirmar, a produção nacional de UHT ultrapassará os 6 bilhões de litros.

Para Laércio Barbosa, presidente da ABLV,o avanço nas vendas de UHT é um resultado dos investimentos realizados pela indústria. No ano passado, o setor encerrou um ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão na ampliação do parque produtivo, o maior montante aportado na história da indústria de lácteos.

De acordo com relatório da ABLV, os brasileiros consumiram no ano passado 9,8 bilhões de litros equivalentes dos chamados leites de consumo, que incluem longa vida, leite em pó e pasteurizado. Trata-se de um crescimento de 4,2% sobre o total consumido no ano anterior.No caso do leite em pó, o consumo nacional avançou 4,3% no ano passado, para 2,6 bilhões de litros equivalentes, segundo a ABLV. Em declínio, o consumo de leite pasteurizado chegou a 1,6 bilhão de litros, queda de 3,8%.O relatório da entidade estima, ainda, que a captação de leite no país tenha alcançado 31,3 bilhões de litros - dos quais 20,9 bilhões inspecionados - em 2011, avanço de 2,2% sobre o ano anterior.

O crescimento da categoria deve acontecer mesmo com a expectativa de que a indústria encerre mais um ano de baixa rentabilidade, repetindo o cenário de 2011. Nos primeiros quatro meses do ano, o preço médio pago pelo leite ao produtor ficou 12% acima do observado no mesmo intervalo do ano passado, enquanto o UHT permaneceu estável, segundo o Cepea/Esalq. No ano passado, a produção brasileira de leite longa vida cresceu 6,7%, para 5,8 bilhões de litros, que renderam mais de R$ 10 bilhões, segundo o último relatório anual da ABLV, a ser divulgado nos próximos dias. Em 2011, o preço pago pelo leite ao produtor subiu em média 15%.


Com informações do Valor Econômico
Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína