Em visita ao Japão, Delegação do Mapa encaminha exportações de carne suína de SC

Publicado em 03/09/2012 08:01
Início das exportações de carne suína para o Japão significa a abertura do maior mercado importador do planeta para esse tipo de carne.
Após o Japão ter reconhecido oficialmente status sanitário da carne suína de Santa Catarina, uma delegação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) composta pelo secretário de Defesa Agropecuária, Enio Marques, e o secretário de Relações Internacionais, Célio Porto, visitou o Ministério da Agricultura, Pesca e Florestas (MAFF) japonês. O objetivo do encontro foi iniciar as negociações da última etapa do processo de autorização das exportações de carne suína de Santa Catarina.

Durante a visita, a vice-ministra do MAFF, Hiroko Nakano afirmou que haverá um esforço para concluir o processo dentro de 60 dias. Após esse período, uma delegação ministerial, incluindo as empresas exportadoras, deverá visitar o país asiático para celebrar os primeiros embarques e promover a carne brasileira naquele mercado.

Os secretários também trataram da criação de um Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Japão para discutir as pendências de interesse bilateral. Além do Japão ser o principal importador de carne de frango do Brasil, o país é também um importante importador de café brasileiro.

O início das exportações de carne suína para o Japão significa a abertura do maior mercado importador do planeta para esse tipo de carne. Isso consolidará as relações comerciais entre esses importantes parceiros comerciais.
Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços no mercado do frango nesta sexta-feira (2) ficam mistos
Suínos: cotações do animal vivo se dividem entre altas e estabilidade nesta sexta-feira (3)
Indústria avícola gaúcha reduz abates e lida com suprimentos escassos após chuvas
Gripe aviária: caso em Vitória (ES) eleva ocorrências no Brasil para 164
Frango/Cepea: Oferta elevada e baixa demanda mantêm pressão sobre cotações em abril