Suíno: Criadores começam a ter lucro no RS

Publicado em 23/11/2012 17:03
Momento é positivo, mas presidente alerta para os riscos da euforia. Para Valdecir Luis Folador, uma nova frustração da safra de milho cairia como uma catástrofe dentro do setor
O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul, Valdecir Luis Folador, tem avaliação positiva do setor, a partir do segundo semestre do ano. “Depois dos primeiros seis meses do ano, enfrentando uma crise financeira preocupante, os suinocultores do Estado devem fechar este semestre com números positivos. Os ganhos ainda são tímidos, mas pelo menos o setor deixou de registrar o distanciamento entre o custo de produção e preço recebido pelo produtor, na hora da venda do suíno vivo”, disse Folador.

De acordo com o presidente, mesmo o momento sendo de boas notícias os suinocultores precisam estar atentos para o mercado futuro da carne que produzem. “Não podemos entrar na euforia, pois a atividade tem nos mostrado que, frequentemente, é de altos e baixos, tanto que o ano de 2012 tem dois períodos bem distintos. Acumulamos grandes perdas no semestre inicial do ano, para entrarmos em um segundo período com pequenos avanços, que hoje garantem algum lucro no setor produtivo de suínos”, salientou Folador. Ele lembra que a diferença entre custo de produção e valor recebido pelo quilo do suíno são centavos. Segundo ele, o gasto para formar um quilo de suíno está próximo dos R$ 3,00. Por quilo vendido o produtor tem recebido uma média que gira na casa dos R$ 3,16.

Confira a notícia na íntegra no site do Diário da Manhã

Fonte: Diário da Manhã

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína