Subleite faz denúncia pública às 15h e entrega 30 mil assinaturas de protesto contra importações de leite e derivados

Publicado em 19/12/2012 10:58
Hoje, 19, às 15h, no Salão Verde da Câmara, os deputados da Subcomissão do Leite realizam denúncia pública contra a atuação do governo federal na importação de leite e derivados. Após o ato, os deputados entregam um abaixo-assinado com 30 mil assinaturas de produtores brasileiros condenando a situação.

No mês de novembro, por exemplo, entraram no Brasil pelo Uruguai, mais de dez mil toneladas de leite em pó. No total foram 14 mil toneladas no mês, o que representa quatro milhões de litros importados por dia. "Estão acabando com os nossos produtores, levando a produção à insolvência", reclamou Alceu Moreira (PMDB/RS), relator do colegiado.

Para Alceu Moreira, o grande problema envolve o Uruguai, que não possui nenhum acordo comercial com o Brasil. "A Argentina tem um contrato que limita a importação, o que tem funcionado muito bem. Mas com o Uruguai importante de forma predatória, os argentinos estão relutando em renovar seus compromissos", completou o deputado.

O problema da importação de leite é debatido pela subcomissão há pelo menos dois anos, mas sem nenhuma medida firme do governo. Os ministros da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, ouviram os relatos dos deputados e produtores em várias oportunidades, o que não teve um resultado efetivo, tanto que a importação tem crescido nas quantidades entradas do Uruguai, Chile e também de outros continentes, via triangulação.

Além da denúncia pública e do abaixo-assinado, os deputados pretendem convocar, através da Comissão de Agricultura, os ministros para darem explicações.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI Dep. Alceu Moreira

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário