Reivindicação da ABCS é pauta da primeira reunião do Conselho Interministerial de Estoques de Alimentos

Publicado em 27/02/2013 13:06
O objetivo é monitorar e administrar os volumes da produção de grãos
A audiência realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, na primeira semana de fevereiro, já apresenta resultados positivos para o setor. A garantia de abastecimento interno de milho por meio da recomposição dos estoques público – reivindicação feita pela entidade –, foi pautada no primeiro encontro do Conselho Interministerial de Estoques de Alimentos (Ciep) que ocorreu nesta terça-feira, 26 de fevereiro. A reunião congregou autoridades ministeriais para definir uma política de regulação dos estoques públicos de alimentos. O objetivo é monitorar e administrar os volumes da produção de grãos.

Compõem o Conselho, presidido pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas e o ministro interino, Nelson Barbosa. Durante o evento, realizado MAPA, foram tratados temas referentes ao Plano Safra e os aspectos conjunturais da safra de arroz, feijão, mandioca, milho e trigo.

Na opinião de Mendes Ribeiro Filho, as reuniões do conselho – previstas para ocorrer a cada 20 dias – serão muito produtivas, já que permitem às autoridades governamentais conheceram todos os aspectos que envolvem a cadeia produtiva. “Dessa maneira, agiremos de forma integrada com as outras áreas, com o intuito de manter a produtividade crescente que a agricultura brasileira vem apresentando”, afirmou. Mendes ressaltou a expectativa de uma safra recorde de grãos em 2013. “Estamos plantando a maior safra de todos os tempos”, observou.

Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, o encontro é uma grande conquista para os suinocultores. “O abastecimento de grãos, principalmente de milho, e criação de estoques públicos foi constantemente abordado para nossa associação nos anos de 2011 e 2012 junto ao Ministério, como objetivo de amenizar a crise que enfrentávamos na época e também para evitar crises futuras. A mobilização do MAPA em torno do assunto nos deixa confiantes para enfrentar o mercado neste ano que se inicia”, comenta.

A Câmara Técnica – composta pelos ministérios da Agricultura, da Fazenda, do Desenvolvimento Agrário, Casa Civil, além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) –, deve apresentar ao Conselho, dentro de 20 dias, as propostas relativas à aquisição e a liberação dos estoques de grãos. O ministro da Agricultura apontou ainda que o Ciep vai discutir o planejamento agropecuário brasileiro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABCS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário