Exportações de carne suína à Ucrânia serão retomadas na próxima semana

Publicado em 28/06/2013 14:42 404 exibições

Com a decisão da Ucrânia de retomar a importação de carne suína do Brasil, os embarques brasileiros do produto congelado já começam na próxima segunda-feira (1º), informou o Sindicato das Indústrias de Carne e Derivados de Santa Catarina (Sindicarne). A entidade comunicou que vários negócios foram fechados por agroindústrias brasileiras.

O presidente da entidade, Clever Pirola Ávila, destacou que a suspensão do embargo da Ucrânia às carnes brasileiras é uma vitória para o setor. “Muito positiva, essa retomada comercial. Mais uma barreira não comercial que foi superada. Só precisávamos da suspensão para retomarmos os negócios”. Segundo ele, a expectativa do segmento é que a comercialização seja regularizada até o final deste ano.

Por meio de nota, o presidente da Coopercentral Aurora Alimentos (empresa associada ao Sindicarne) Mário Lanznaster, informou ter fechado a venda de pernil, paleta, carré e sobrepaleta. “O país comprador está disposto a adquirir tudo o que a indústria puder fornecer, porque precisa refazer os estoques para enfrentar o rigoroso inverno do Leste Europeu”, disse.

A importação de carne brasileira pela Ucrânia estava embargada desde março. A suspensão do bloqueio ocorreu na semana passada. Na época, o governo ucraniano alegou que foi detectada a presença da bactéria listéria (Listeria monocytogenes) em diversos contêineres enviados pelo Brasil.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) comprovou que não ocorreu a contaminação. Em nota, o Sindicarne destacou que, antes da restrição do produto brasileiro, os embarques para a Ucrânia chegavam a 12 mil toneladas por mês.

Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário