Peste Suína Clássica não existe em Minas Gerais desde 2001

Publicado em 01/08/2013 14:49

Minas Gerais mantém o status de zona livre para a Peste Suína Clássica (PSC), conquistado em janeiro de 2001. É o que mostra a Instrução Normativa nº 26, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicada no dia 18 de julho. O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realiza a cada dois anos o inquérito soroepidemiológico em criatório de suídeos para comprovar a ausência da circulação do vírus da PSC para a manutenção do status de zona livre. O último inquérito foi realizado em 2012, no qual foram coletadas 1.346 amostras de soro além da avaliação clinico-epidemiológica da população suína de 320 criatórios de subsistência.

Para o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, o constante monitoramento é muito importante para impedir o ingresso da PSC possibilitando um controle eficaz em todo o Estado. “A sorologia é necessária para mantermos a condição epidemiológica do plantel suíno. O monitoramento tem como objetivo impedir o ingresso da doença. Qualquer estado que apresente a incidência da PSC compromete toda importação da carne desses animais no país. Por isso, é muito importante comprovar a inexistência da circulação do vírus”, explica.

Além de Minas Gerais, foram declarados como livre de peste os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Rondônia, Acre, Distrito Federal e os municípios de Guajará, Boca do Acre, Canutama e Lábrea do estado do Amazonas.

Minas Gerais possui um sistema de vigilância contínuo para peste que é a declaração obrigatória conforme a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Os 212 Escritórios Seccionais do IMA no estado realizam o monitoramento em granjas e as ações de rotina do serviço veterinário oficial, contribuindo com o sistema de vigilância sanitária brasileiro para a PSC na zona livre da doença.  O produtor que quiser mais informações sobre a PSC deve procurar o Escritório Seccional do IMA mais próximo de sua propriedade.

Peste Suína Clássica

A Peste Suína Clássica (também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos) é uma enfermidade contagiosa causada por vírus e, muitas vezes, fatal aos suínos. A doença é grave e causa sérios prejuízos por sua frequência, facilidade de disseminação e alto índice de mortalidade.

Os principais sintomas são: depressão e febre alta, hemorragias, regiões avermelhadas, entre outras. Além disso, muitas vezes está diretamente relacionada a distúrbios reprodutivos desses animais.

Erradicação

O III Congresso Ibero-americano de Suinocultura, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), debateu o Plano de Erradicação da Peste Suína Clássica (PSC) nas Américas, no dia 30 de julho, em Gramado (RS). O evento reuniu autoridades sanitárias de 22 países americanos, além de técnicos da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e deve contribuir para uma visão mais clara e estratégica da erradicação da Peste Suína Clássica nas Américas até 2020.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Minas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário