Compras gigantes da China elevam preços de laticínios no mercado internacional

Publicado em 27/09/2013 14:43

O apetite da China continua mexendo com o mercado de alimentos e commodities agrícolas. O novo relatório sobre a indústria global de laticínios, produzido pelo banco holandês Rabobank, mostra que o país está comprando quantidades gigantescas de laticínios no mercado intarnacional. As aquisições estariam diminuindo a oferta para outros compradores e deixando os preços cada vez mais altos, desde abril deste ano.

O relatório aponta para uma "crise de abastecimento local"na China. Tim Hunt, analista do Rabobank, afirma que estamos em um período sem precedentes de altas nos preços de laticínios, em termos de nível e duração.

A pressão no mercado ficou ainda mais forte quando a demanda chinesa aumentou 27% no segundo quadrimestre, em relação aos 12 meses anteriores.  

Investimento chinês em produção
No início deste mês, a empresa de laticínios China Huishan Dairy anunciou que pretende levantar até 1,3 bilhão de dólares para financiar sua expansão. A expectativa é de que a China continue aumentando seu consumo de leite em pó infantil, iogurte e leite fresco. Investidores vêm comprando ações de produtoras de laticínios como o China Modern e o China Mengniu.


Com informações da Rabobank e Reuters.

Tradução: Fernanda Bellei

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SC bate recorde no Valor da Produção Agropecuária em 2023, com destaque para a produção animal
Preços mistos, mas na maioria estáveis, marcam o mercado do frango nesta segunda-feira (6)
Suínos: preços sobem nesta segunda-feira (6) na maioria das praças
IZ recebe visita de pesquisadores que discutem a produção de suínos doadores de órgãos para transplante
ABPA: Situação da avicultura e da suinocultura no RS