Emater vai fortalecer a cadeia produtiva do leite em Alenquer/PA
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com a Prefeitura de Alenquer, no oeste paraense, vai fortalecer a cadeia leiteira no município. O objetivo é aumentar a produtividade do rebanho leiteiro e melhorar a qualidade de vida das famílias que se dedicam à atividade.
Segundo o técnico Luiz Kinji, da Emater, as principais atividades da agricultura familiar em Alenquer são a mandiocultura e a pecuária de corte. A pecuária de leite já está inserida no município, que conta inclusive com uma cooperativa de beneficiamento, mas é necessário um trabalho para fortalecer a cadeia produtiva.
“Nosso passo inicial será a formação desse grupo técnico com órgãos ligados à produção. Depois vamos selecionar os produtores e trabalhar com cada um deles tecnologias diferentes, para posteriormente demonstrar a outros produtores o uso dessas tecnologias”, explica Kinji.
O grupo técnico que vai atuar no projeto terá, além de representantes da Emater, membros da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As tecnologias que serão introduzidas são: pastejo rotacionado; melhoramento da pastagem; consórcio de pastagem e essências florestais; e produção e pastagem.
Os produtores que receberão o atendimento da Emater no município integram a cooperativa de leite local. Parte da produção abastece o mercado de Alenquer, e a outra parte é transformada em queijo e comercializada para Manaus (AM). Hoje, a produção diária é de quatro litros por animal. A expectativa é aumentar a produção em pelo menos 20% num período estimado de dois anos.
O aumento da produção ainda vai possibilitar a ampliação de mercado da cooperativa, podendo o leite ser introduzido na merenda escolar. A cooperativa é atendida pela Emater desde que foi criada, em 2008, quando, por meio de projetos de crédito rural, o governo do Estado viabilizou mais de R$ 1 milhão para incentivo da pecuária de leite em Alenquer.
0 comentário
Quedas tímidas para o mercado do frango nesta sexta-feira (17)
Preços do suíno vivo encerram a sexta-feira (17) em campo misto
ACCS recebe diretoria do BRIPAEM para alinhar projetos estratégicos em 2025
CDC dos EUA recomenda testes mais rápidos para gripe aviária em pacientes hospitalizados
Produção de carne suína da China no quarto trimestre cai 1,8% a/a para 14,66 milhões de toneladas
Frango/Cepea: Competitividade cai frente às carnes suína e de boi