Emater vai fortalecer a cadeia produtiva do leite em Alenquer/PA

Publicado em 10/10/2013 08:42

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), em parceria com a Prefeitura de Alenquer, no oeste paraense, vai fortalecer a cadeia leiteira no município. O objetivo é aumentar a produtividade do rebanho leiteiro e melhorar a qualidade de vida das famílias que se dedicam à atividade.

Segundo o técnico Luiz Kinji, da Emater, as principais atividades da agricultura familiar em Alenquer são a mandiocultura e a pecuária de corte. A pecuária de leite já está inserida no município, que conta inclusive com uma cooperativa de beneficiamento, mas é necessário um trabalho para fortalecer a cadeia produtiva.

“Nosso passo inicial será a formação desse grupo técnico com órgãos ligados à produção. Depois vamos selecionar os produtores e trabalhar com cada um deles tecnologias diferentes, para posteriormente demonstrar a outros produtores o uso dessas tecnologias”, explica Kinji.

O grupo técnico que vai atuar no projeto terá, além de representantes da Emater, membros da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As tecnologias que serão introduzidas são: pastejo rotacionado; melhoramento da pastagem; consórcio de pastagem e essências florestais; e produção e pastagem.

Os produtores que receberão o atendimento da Emater no município integram a cooperativa de leite local. Parte da produção abastece o mercado de Alenquer, e a outra parte é transformada em queijo e comercializada para Manaus (AM). Hoje, a produção diária é de quatro litros por animal. A expectativa é aumentar a produção em pelo menos 20% num período estimado de dois anos.

O aumento da produção ainda vai possibilitar a ampliação de mercado da cooperativa, podendo o leite ser introduzido na merenda escolar. A cooperativa é atendida pela Emater desde que foi criada, em 2008, quando, por meio de projetos de crédito rural, o governo do Estado viabilizou mais de R$ 1 milhão para incentivo da pecuária de leite em Alenquer.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Pará

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário