Custos de produção de frangos de corte e de suínos têm comportamentos opostos no ano

Publicado em 21/05/2014 17:30

Os custos de produção de frangos de corte acumulam uma alta de 4,65% em 2014 segundo o ICPFrango/Embrapa, chegando aos 173,40 pontos em abril. Já o ICPSuíno/Embrapa, que calcula os custos de produção de suínos, diminuiu 4,57% entre janeiro e abril deste ano, chegando aos 167,97 pontos. Os índices são divulgados mensalmente pela CIAS (Central de Inteligência de Aves e Suínos) da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC), unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Em relação a março, o ICPFrango/Embrapa passou de 166,62 para 173,40 pontos, aumento de 4,07%. O índice tem aumentado desde janeiro, quando chegou aos 161,12 pontos. Em abril, os grupos de insumos que mais influenciaram o ICPFrango foram pintos de um dia (2,78%), transporte (0,84%) e nutrição (0,44%). 

Já o ICPSuíno/Embrapa caiu 0,49% entre abril e março, passando de 168,80 para 167,97 pontos. O índice acumula quedas desde dezembro de 2013, quando estava em 175,88 pontos. Os grupos de insumos se mantiveram todos praticamente estáveis em abril (a maior variação foi a de nutrição, com -0,63%). 

O coordenador da CIAS, pesquisador Jonas Irineu dos Santos Filho, credita a alta do ICPFrango, além do aumento no preço dos pintos de um dia, "ao acréscimo no preço do milho e do óleo de soja nos três primeiros meses do ano, que superou a queda registrada no valor do farelo de soja, ingredientes principais das rações dos frangos." 

A análise completa, incluindo os custos de produção dos 11 principais Estados produtores do país, está no site da CIAS, a Central de Inteligência de Aves e Suínos da Embrapa, no endereço www.cnpsa.embrapa.br/cias, clicando em "custos de produção" no menu principal. 

Os índices de custos de produção foram criados em 2011 pela equipe de socioeconomia da Embrapa Suínos e Aves e da Conab. O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em Santa Catarina, maior produtor nacional, em sistema tipo "ciclo completo", para o suinocultor empresário independente (não há um contrato de integração vertical por sítios como ocorre na produção de leitões terminados em sistema de comodato).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Suínos e Aves

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário