Insegurança para o setor no país limita potencial da produção de leite em 50% no PR

Publicado em 18/06/2014 08:57

O atual cenário do mercado de leite no Brasil é muito diferente daquele de dez anos atrás, quando o País conseguiu equilibrar os números da produção e demanda. Sem planejamento e com o despreparo do País em exportar o excedente, a primeira sobra de produção significou queda no preço e gerou desconfiança entre os pecuaristas. O baque provocou mudanças de rumo que afetaram as principais regiões produtoras, a exemplo da do Oeste, a maior bacia leiteira do Paraná. A região produz em média um bilhão de litros por ano, mas poderia facilmente elevar essa soma em pelo menos 50%.

Mesmo com os indicativos de que as coisas não estão bem, o governo não consegue adotar políticas que possam reverter o problema, segundo o consultor José Manuel Mendonça. A produção nacional é de 32 bilhões de litros por ano, mas o consumo interno chega aos 40 bilhões. No mundo, a produção gira em 600 bilhões de litros, cerca de 15% abaixo da demanda. Com a política certa, o Brasil teria fôlego, em poucos anos, de voltar a ser autossuficiente, de exportar e de suprir parte da carência sentida no mercado internacional.

Leia a notícia na íntegra no site O Paraná.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Paraná

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário