Iniciativa privada do Brasil e da China assinam acordo de cooperação comercial

Publicado em 14/11/2014 10:11

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação de Inspeção e Quarentena da China (CIQA) – órgão vinculado à Administração de Supervisão de Qualidade Inspeção e Quarentena (AQSIQ), equivalente à Secretaria de Defesa Agropecuária brasileira) -  assinam hoje, em Pequim (China), um acordo de cooperação sobre o comércio de carne suína e de frango.

O vice-presidente de aves da ABPA, Ricardo Santin, representará a entidade na assinatura do acordo, que contará com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento brasileiro, Neri Geller e do Secretário de Relações Internacionais do ministério, Marcelo Junqueira.

Com o objetivo de estimular o comércio de produtos avícolas e suinícolas entre os dois países, o acordo estabelece parâmetros de cooperação em negócios.  Por meio dele, brasileiros e chineses colaborarão com a troca de informações que contribuam para a ampliação do comércio entre os dois países – como legislações, requerimentos técnicos e outros.

Além da troca de informações, o acordo envolve programas de treinamento, realização de conferências conjuntas periódicas, consultorias, visitas, intercâmbio de estatísticas e medidas de combate a fraudes nas exportações.

“A China é um mercado consolidado para a carne de frango brasileira e está aumentando sua importância para as agroindústrias de carne suína.  Por meio deste acordo de cooperação, queremos intensificar nossas relações e fortalecer a confiança chinesa nas relações comerciais com o setor exportador de aves e suínos do Brasil”, destaca o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.

A CIQA detém acordos semelhantes com entidades das cadeias produtoras de aves, suínos e bovinos da Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos e Europa.

No encontro, a ABPA buscará habilitar novas plantas avícolas e suinícolas para exportação.  Atualmente, são 29 plantas habilitadas para embarcar carne de frango ao território chinês.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário