A inflação de aves e ovos na vigência do real pelo IBGE

Publicado em 09/03/2015 09:52

Enquanto o acompanhamento feito pelo AviSite aponta que, na vigência do real, o frango vivo acumulou variação de 290% e o ovo de 279,5%, o IBGE – que computa aves e ovos num único item – aponta que a variação acumulada pelos dois produtos avícolas, em conjunto, soma 347,5%.A grande diferença observada tem justificativa: os resultados do IBGE integram o IPCA e correspondem aos preços pagos pelo consumidor. Que, portanto, convive com variação de preço superior àquela registrada ao nível do produtor.

Independente, porém, das diferenças, os dois levantamentos coincidem em um aspecto-chave: decorridos pouco mais de 20 anos da implantação do real como padrão financeiro brasileiro, a evolução de preços de aves e ovos permanece aquém da inflação, quer pelo IGP-DI, quer pelo IPCA.Em média, nesse espaço de tempo, aves e ovos ficaram pouco mais de 11% abaixo da inflação acumulada anualmente. Mas houve ocasiões em que a inflação continuou firme e os dois produtos avícolas ficaram para trás, indicando momentos difíceis experimentados pela avicultura.

Leia a notícia na íntegra no AviSite

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AviSite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário