Frango Vivo: Semana encerra positiva nas principais praças de comercialização

Publicado em 24/07/2015 18:15

Nesta sexta-feira (24), os preços para o frango vivo fecharam com estabilidade, após altas consecutivas registradas em São Paulo e Minas Gerais. No estado mineiro, o quilo do vivo é comercializado a R$ 2,80, a maior referência dentre as principais praças de comercialização. Já em São Paulo, as granjas negociam a R$ 2,70/kg e com bom volume de negociação.

No mercado interno a demanda está bastante aquecida, que segundo o vice-presidente da divisão de aves da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, é um reflexo da crise econômica no país. “Já sentimos crise, principalmente no começo do segundo trimestre, com consumidores diminuindo. Agora, começa a reposição por aqueles que estão substituindo carne bovina pela carne de frango”, explica Santin em entrevista ao Notícias Agrícolas.

Apesar da melhora na comercialização, o poder de compra dos avicultores diminuiu, segundo aponta o Cepea. A relação de troca de frango vivo por farelo de soja piorou aos produtores independentes, visto que com por conta do período da entressafra no Brasil os preços do grão subiram.

Exportações

Para os embarques, as perspectivas também são positivas, principalmente pelos casos de influenza aviária. Atualmente, são mais de 35 países afetados pela doença, principalmente nos Estados Unidos que já registraram queda de 8,5% nas exportações neste primeiro semestre. O país é o principal concorrente do Brasil, com 34% do mercado mundial.

A Secretária de Comércio Exterior (Secex) divulgou na última segunda-feira (20) os dados da exportação de carne de frango 'in natura' até a terceira semana de julho, correspondente a treze dias úteis. Em volume o acumulado do período é de 232,9 mil toneladas, com uma média de 17,9 mil t por dia. Esse valor corresponde a um avanço de 1,3% na média diária dos embarques. 

» ABPA projeta crescimento de 5% nas exportações de carne de frango do Brasil em 2015 com problemas na oferta mundial após gripe aviária

 

Por: Sandy Quintans // André Lopes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Suínos/Cepea: Festas de fim de ano elevam demanda e preços
APINCO aponta queda de 15,3% na produção de pintos de corte em novembro/25
FACTA fortalece integração na cadeia de proteína animal e encerra 2025 com mais de dois mil participantes em eventos técnicos
Média diária exportada de carne de frango avança 16,4% até a segunda semana de dezembro/25, mas recua no preço pago
Carne suína: Faturamento diário salta mais de 51% até a segunda semana de dezembro/25
México abre investigações comerciais sobre algumas importações de carne suína dos EUA