BRF tem salto no lucro do 2o tri, vê dificuldade em reajuste de preços no Brasil

Publicado em 31/07/2015 08:10

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - A BRF, maior exportadora de carne de frango do mundo, divulgou nesta quinta-feira um salto anual de quase 50 por cento no lucro líquido do segundo trimestre e citou dificuldade em reajustar preços no Brasil no segundo semestre, diante do encolhimento da economia e retração do consumo.

A companhia teve lucro líquido de operações continuadas de 364 milhões de reais no segundo trimestre, salto de quase 47 por cento sobre o resultado obtido um ano antes, apoiado em crescimento de 12,8 por cento na receita líquida e controle de despesas, que ficaram praticamente estáveis do ponto de vista de percentual do faturamento líquido.

"A companhia sempre manteve estratégia de proteger suas margens. O que é diferente hoje é que com um consumo possivelmente mais reprimido (no segundo semestre) temos que ser um pouco mais seletivo sobre preços", afirmou o vice-presidente financeiro da BRF, Augusto Ribeiro, a jornalistas.

"Mas tem muitas formas de se proteger margens, uma delas é via mix de produtos (...) Ainda é uma incógnita a forma pela qual a empresa vai implementar política de preços no segundo semestre, mas não vemos muito espaço para aumento de preços", disse Ribeiro.

A BRF teve geração de caixa medida medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 1,38 bilhão de reais, crescimento de 43,6 por cento na comparação anual. A margem no período cresceu quase quatro pontos percentuais, para 17,4 por cento.

Analistas, em média esperavam Ebitda de 1,3 bilhão de reais para a BRF no segundo trimestre e lucro líquido de 437 milhões.

As operações da BRF no Brasil tiveram uma queda de 3,9 por cento no lucro antes de juros e impostos (Ebit) do segundo trimestre, a 389 milhões de reais. O resultado foi impactado não só pela redução no consumo, mas também por aumento de despesas que incluíram reforço nas áreas comerciais com a criação de cinco estruturas regionais da empresa no país.

Segundo Ribeiro, "se o Brasil tivesse em uma situação de demanda crescente, os resultados teriam sido melhores. Evidente que economia nos afetou".

Porém, a receita da operação brasileira da BRF cresceu 8 por cento no período, a cerca de 4 bilhões de reais. Ribeiro comentou que apesar da crise econômica, a indústria de alimentos costuma sofrer menos que outros segmentos, como eletrodomésticos.

A BRF encerrou o primeiro semestre com dívida líquida de 5,9 bilhões de reais ante 5,1 bilhões no mesmo período do ano passado. A alavancagem no período passou para 1,12 vez a dívida líquida sobre Ebitda ante 1,04 vez no final de 2014.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário