Produtores de leite buscam apoio para fortalecer setor

Publicado em 02/10/2015 08:45

Produtores de leite da região de Rio Verde estiveram na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) nesta quinta-feira (1°), em busca de apoio em prol do desenvolvimento da atividade no município. Entre os gargalos, estão os baixos preços e as formas de pagamentos realizadas pelas industrias goianas durante a entrega do produto, gerando insatisfação de grande parte dos produtores que tiram na atividade sua renda.

Durante a reunião, foram expostos os desafios enfrentados pelos produtores, inclusive a falta de investimentos que de garantia ao produto entregue as indústrias. “Não existe um documento que certifique que o produtor fez a entrega do leite. Hoje ele recebe apenas um ticket, sem nenhum documento legal que comprove a entrega. Ele precisa ter uma segurança do produto que foi entregue e infelizmente não tem”, esclarece o gerente de estudos técnicos e econômicos da Faeg, Edson Novaes, que também esteve presente na reunião.

Já na forma de pagamento, Edson aponta outra preocupação presente na realidade entre produtor e indústria. “O leite é a única atividade que o produto é entregue hoje e o produtor recebe daqui até 55 dias, enquanto outros produtos são pagos à vista ou com um prazo máximo de 30 dias”.

Apoio

No que diz respeito ao apoio da Faeg, o presidente da entidade José Mário Schreiner, ratificou o empenho da Federação em respaldar os produtores na organização do setor. “Estamos de portas abertas para apoiar e auxiliar os produtores em busca de soluções e medidas em relação aos prazos de pagamentos e os mecanismos legais entre as indústrias”, ressalta Schreiner. O próximo passo será discutir e apresentar soluções durante a reunião da Comissão de Pecuária de Leite da Faeg, marcada para o dia 16 de outubro, na sede da Faeg.

Na visão do produtor de leite de Rio Verde, Nivaldo Gonsalves, acompanhado pelo presidente do Sindicato Rural (SR) da cidade, Walter Baylão, o apoio da entidade será fundamental para a organização do setor e principalmente a relação entre as duas partes envolvidas. “Com o apoio da Faeg e a união de todos os produtores conseguiremos organizar e superar os entraves que estão presentes em nosso setor”, saliente Nivaldo que também é presente da Cooperativa Pró Leite da cidade.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Faeg

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário