Isolamento comercial pode prejudicar proteínas, alerta a ABPA

Publicado em 07/10/2015 16:29

O lento processo de negociação para a constituição de acordos comerciais entre os países do Mercosul e outros blocos econômicos, como a União Europeia, poderá prejudicar o setor de exportador de carne de frangos e de suínos do Brasil, destaca o presidente-executivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra.

De acordo com Turra, o anúncio da conclusão da redação e da assinatura do chamado TPP (Trans-Pacific Partnership, em inglês, Parceria Transpacífica) pelos 12 países membros colocou em alerta os exportadores do agronegócio brasileiro frente à perda de competitividade no mercado internacional.  

“A ausência do Brasil nestas negociações e a estagnação de negociações importantes com outros mercados poderá colocar o país em uma situação de isolamento comercial e em desvantagem frente aos grandes concorrentes internacionais, em especial, os Estados Unidos”, destaca Turra.

Atualmente, o setor exportador de carne de frangos do Brasil embarca para 156 países pelo mundo.  De suínos, são mais de 70 países.  O status sanitário do país e a qualidade dos produtos são alguns dos diferenciais competitivos para os setores terem conquistado tantos mercados nos cinco continentes.  Frente a negociações entre blocos, entretanto, a capacidade competitiva brasileira poderá ser reduzida

 “O cenário poderá ser ainda mais complicado para os exportadores brasileiros se permanecemos na mesma situação de isolamento, enquanto os norte-americanos firmam acordos ainda mais poderosos, com regiões como a União Europeia”, desta o presidente-executivo da ABPA.

Um dos alertas para a situação brasileira neste contexto foi apontado relatório do Relatório de Competitividade Global, divulgado no fim de setembro pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês).  De acordo com o relatório, o Brasil caiu da 57° para a 75° posição, em um levantamento que considera 140 países dos cinco continentes.  O relatório levanta questões como impostos, burocracia, leis trabalhistas, instabilidade econômica, infraestrutura, entre outros.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário