Setor leiteiro gera R$ 7,4 milhões para a economia catarinense ao ano

Publicado em 08/10/2015 07:35

Santa Catarina é o quinto produtor nacional com 2,8 bilhões de litros/ano. O oeste catarinense responde por 73,8% da produção. Os 80 mil produtores de leite, dos quais 60 mil são comerciais, geram 7,4 milhões de litros ao dia. O panorama sulbrasileiro do mercado lácteo e seus desafios são tema de um seminário que acontece a partir de quinta-feira (8), em Chapecó.

“São quase R$ 8 milhões que saem dos tetos das vacas todos os dias para alimentar a economia barriga-verde”, afirma o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc),  José Zeferino Pedrozo,  ao exemplificar a importância da cadeia produtiva do leite.

O superintendente do Ministério da Agricultura em Santa Catarina, Jacir Massi, destaca a importância de maior investimento por parte do setor lácteo e do governo, para que o segmento se torne competitivo ao mercado internacional. Segundo Massi, a média de produção da cadeia nacional é de quatro litros de leite por vaca ao dia, o que é considerado baixo. Em SC a média é de sete litros, mas ainda esta abaixo do ideal que seria 14.

No início deste ano a ministra da agricultura Kátia Abreu foi para Rússia e colocou o Brasil como potencial de exportação de leite. No entanto, de acordo com Massi, para atingirmos essa expectativa é preciso dar mais atenção à qualidade da matéria-prima.

“É ai que entra a importância deste seminário, que nos chama para a necessidade de discutir e traçar perspectivas para melhoria do setor. Para que situações como as que enfrentamos esse ano, de leite adulterado, por exemplo, não se repitam”, enfatiza.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - SC.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - SC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário