Brasil deve pedir abertura de painel junto a OMC para impedir restrições da Indonésia a entrada da carne de frango

Publicado em 27/10/2015 06:50

Cansado de esperar por uma definição do governo da Indonésia, o Brasil decidiu dar um passo adiante na briga pela abertura desse mercado junto à Organização Mundial do Comércio (OMC). Amanhã, autoridades devem protocolar na entidade o pedido formal para a abertura de um painel (mediação para disputa) pelas restrições impostas à entrada do frango brasileiro.

– Tivemos de vencer uma dura batalha para convencer o governo federal a abrir esse painel. Mas já estamos tentando negociar com a Indonésia há mais de seis anos – argumenta Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Foi a associação que contratou um escritório de advocacia para cuidar do caso. A decisão de ir para uma disputa na esfera da OMC veio depois de muita insistência – e pouca explicação do por que os indonésios seguem restringindo o acesso ao produto do Brasil. Desde 2008, seis missões foram organizadas rumo ao país asiático, que tem 250 milhões de habitantes e um grande potencial de crescimento – hoje, o consumo per capita de frango é muito baixo, menos de quatro quilos por habitante por ano, enquanto no Brasil é de 42,78 quilos per capita.

– A Indonésia não apresenta justificativa coerente para não abrir seu mercado. Não tem acordo sanitário com o Brasil e nem justificativa para isso – complementa Turra.

A fase preliminar, de consulta à OMC, se arrastou por dois anos. Uma vez aberto o painel, a expectativa da ABPA é de que haja definição dentro de um ano.

O contencioso do algodão, um dos casos mais emblemáticos na luta por condições iguais de comércio no cenário mundial, teve início em 2002 e se arrastou por anos.

Leia a notícia na íntegra no site Zero Hora.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Zero Hora

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário