Carne de frango se destaca nas vendas externas

Publicado em 25/05/2016 14:07
41 exibições

As exportações brasileiras de carnes, especialmente a de frango, se destacam na balança comercial do agronegócio. A quantidade de frango in natura (resfriado e congelado) atingiu um recorde nos últimos 12 meses (maio de 2015 a abril de 2016): 4,08 milhões de toneladas, o equivalente a 12,1% de incremento em relação ao período anterior. Em receita, o resultado foi de US$ 6,2 bilhões.

O volume embarcado de frango também foi recorde para o mês de abril, com 379 mil toneladas, representando 26% de aumento em relação mesmo mês do ano passado.  O incremento em valores foi de 10,5%, com US$ 533 milhões.

O desempenho favorável nas vendas externas se deve à abertura de novos mercados, como o do México e Malásia, e ao crescimento no número de plantas frigoríficas habilitadas a exportar para a China.

“Esses dois fatores resultam na grande competitividade da carne de frango no mercado internacional”, diz o secretário substituto de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Odilson Silva. Segundo ele, as vendas externas cresceram em quantidade, apesar da queda dos preços internacionais dos produtos agropecuários.

O Brasil já é o maior exportador mundial de carne de frango, com uma participação de cerca de 41,5% do mercado mundial no ano passado. Caso o desempenho das exportações continue nesse ritmo, salienta o secretário substituto, o país vai ganhar ainda mais espaço este ano. Os principais compradores são Arábia Saudita, China, Japão, Emirados Árabes, Hong Kong e África do Sul.

Tags:
Fonte: Mapa

Nenhum comentário