França detecta primeiro caso de gripe aviária H5N8 em fazenda

Publicado em 02/12/2016 07:42

PARIS (Reuters) - A França detectou um caso da gripe aviária H5N8, que é altamente contagiosa, em um criadouro de patos no sudoeste do país, o primeiro surto do vírus em uma fazenda do país que é o maior criador de aves da União Europeia, disse o Ministério da Agricultura francês nesta sexta-feira.

O surto veio na esteira de um caso de H5N8 confirmado entre patos selvagens no norte francês nesta semana, e é o mais recente de uma série de surtos na Europa.

O vírus matou 2 mil pássaros de um bando de 5 mil em uma fazenda da região de Tarn, e as aves remanescentes serão segregadas, uma de várias medidas preventivas, informou o ministério.

Devido ao novo caso, a França não irá conseguir recuperar seu status internacional de país livre de gripe aviária altamente patogênica, condição que almejava recuperar no dia 3 de dezembro se mais nenhum caso tivesse sido registrado após o surto entre as aves selvagens.

A França, que tem o maior bando de aves domésticas da UE, está se recuperando de uma epidemia grave de gripe aviária ocorrida no sudoeste no começo deste ano, que freou a criação de patos e gansos na região produtora de foie gras e levou parceiros comerciais a imporem restrições de importação.

Mas os padrões internacionais de saúde animal devem permitir que a França continue a exportar após o novo surto, disse o ministério, referindo-se à prática de restringir exportações de áreas afetadas específicas ao invés do país como um todo.

(Por Gus Trompiz)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ovos/Cepea: Demanda enfraquecida mantém cotações em queda
Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína