Produtores rurais podem economizar em energia produzindo biogás

Publicado em 07/12/2016 15:49

A ideia do aproveitamento de dejetos de gado leiteiro e a economia de energia uniram a Embrapa, agricultores familiares e a Emater em dia de campo. Durante a visita, realizada na Granja Leiteira Sol Dourado, localizada no município de Anápolis/GO, todos conheceram o biodigestor. O objetivo é mostrar a tecnologia já em funcionamento e para isso os produtores foram levados a Granja Leiteira Sol Dourado. Lá os dejetos bovinos são inseridos em biodigestores que geram biogás, utilizado para produção de energia e adubo.

Participaram produtores rurais do Projeto de Assentamento Manacá. Neste local são 88 propriedades, e destas, em torno de 45 trabalham com a produção de leite. De acordo com Willian Barbosa, responsável pelo escritório da Emater/DF de Cristalina, cada propriedade produz em média de 100 litros/dia e ao todo é uma produção de 4.500 litros.  

Willian conta que um dos grandes problemas dos produtores é a falta de energia elétrica. A companhia energética estadual não consegue atender a demanda e este é um dos motivos deste trabalho estar sendo desenvolvido com a Embrapa Agroenergia.  “A ideia é que estes produtores tenham conhecimento sobre o que são os biodigestores e conhecerem esta produção de energia para iniciar um debate. Posteriormente esta tecnologia pode ser implementada em suas propriedades para suprir o déficit energético da região” explica o funcionário. 

Sílvia Belém, pesquisadora da Embrapa Agroenergia, afirma que além da economia energética há também a questão ambiental envolvida. “O esterco bovino no campo vai produzir o gás metano que será jogado na atmosfera e amplia o efeito estufa. A partir do momento que você coloca o esterco no biodigestor o metano vai ser canalizado, queimado e vai ser aproveitado o poder calorífico dele”.

A pesquisadora também participou da visita e a avaliou como muito proveitosa para os produtores. De acordo com ela, além da produção do biogás, os participantes tiveram a chance de ver a fazenda como um todo e se interessaram também pela produção de laticínios.

“Alguns dos produtores já estão sondando com a gente (Emater) como que eles podem iniciar os trabalhos com pequenos biodigestores”, revela Willian. Esses pequenos biodigestores seriam capazes de substituir o gás de cozinha e em grande escala essa energia ou biogás poderiam ser até vendidos, gerando uma renda extra.

A Granja Leiteira Sol Dourado, têm 250 hectares e produz cinco mil litros de leite por dia. Um dos proprietários Alessandro Gonzaga Pedrosa, conta que há dois anos implementou o sistema de biodigestores na fazenda e que a ideia surgiu da necessidade de dar um maior valor agregado para a produção. Em buscas na internet o produtor conheceu a tecnologia, e atualmente, a economia de energia é de 30% a 35%. “Antes nós juntávamos um monte de esterco e depois distribuía na fazenda e jogava na terra. Só que não tratava. Hoje não, a gente trata o adubo, faz o esterco de primeira linha e a gente distribui na fazenda e ainda tem a fertirrigação e a própria energia gerada que economizamos na fazenda”, destaca Alessandro Pedrosa. “É uma tecnologia que recomendamos para ser colocada nas propriedades rurais”, concluí o proprietário.

Quer saber um pouco mais sobre o biogás? Acesse:

Resíduo do dendê pode gerar biogás

Alternativas para produção de biogás na agricultura familiar serão expostas na AgroBrasília

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Embrapa Agroenergia

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário